Brincando com as cores – Criação de Deus – Semana do PRETO

Pois é…estranho ensinar a cor preta para os bebês né?! Eu confesso que também acho um pouco estranho….na verdade, as primeiras cores a serem trabalhadas com as crianças no intuito de ensinar as cores propriamente ditas, começam com as cores primárias : vermelho, azul e amarelo! Mas quero lembrar a todos que estão nos acompanhando nessa série “Brincando com as cores – Criação de Deus”, que meu intuito não é ensinar as cores para a Bia, e sim apresentá-la para as cores que existem ao nosso redor, para que ela saiba que existem as cores e que elas estão diretamente relacionadas com a criação de Deus, a natureza toda!

Encima do ensino da criação de Deus, que decidi que cores ensinar para a Bia, relacionando os elementos criados com as cores que existem…portanto para quem não viu os posts anteriores as relações foram:

1° Deus criou a luz:  BRANCO

2° Deus criou os céus e os mares: AZUL

3° Deus criou a terra:  MARROM

4° Deus criou as árvores: VERDE

5° Deus criou as flores:VERMELHO

6° Deus criou as frutas: LARANJA

7º Deus criou o sol : AMARELO

E nossa oitava e última cor, é o preto! Deus criou a lua e as estrelas (e as colocou para iluminar a noite) então relacionei a cor preta com a noite. E assim trabalhamos a semana toda a cor preta com a Bia, sempre relacionando com a noite….e juntamente a criação da Lua e das estrelas…

Fiz uma lua e umas estrelas em feltro branco e coloquei no nosso flanelógrafo (feito em caixa de papelão) que tem o fundo preto…então deu para relacionar bem, com a noite! Assim todos os dias antes da atividade (sempre faço a mesma rotina com a Bia, todos os dias, para todas as cores foi assim), primeiro cantamos louvores a Deus, após lemos a palavra (minha leitura diária), lemos a Bíblia dela (aonde sempre conto a história da criação de Deus), após temos um tempo de oração e por último finalizo com a atividade do dia. Bia já está habituada, então quando terminamos a oração ela já me puxa para a mão, me levando ao espaço aonde fazemos nossas atividades… e claro que ela já tem as preferências dela… COLA! Se não está visível os materiais da atividade do dia, ela já sai me pedindo cola…kkkkkk….essa gosta de uma colagem (sempre gasta muitooooo), mas essa semana que me dei conta de comprar aquelas colas em bastão, vai me economizar cola no caso da Bia….hahahaha…..

Bom agora vamos falar um pouco das nossas atividades:

1º Dia: Caixa sensorial de feijão….sim o feijão está super caro…eu sei, eu sei…..mas esse feijão já tenho há um tempinho, separado só para as atividades da Bia, pois eu já tinha feito essa caixa sensorial com ela anteriormente…e já tinha feito um sucesso danado…então eu sabia, que agora não seria diferente…ela amou!

2º Dia: Mais uma caixa sensorial….era para ser de café….mas meu marido teria tido um xilique…então para evitar a terceira guerra mundial aqui em casa, achei melhor usar a Terra Preta que eu tinha (aquelas de jardinagem mesmo)…enterrei umas estrelinhas de colar no teto na terra, e deixei ela se divertir…era para ela pegar as estrelinhas com a pinça…mas a Bia não consegue manusear bem a pinça ainda (já tentei grande e pequena), deixei ela livre para fazer do jeito dela…uma hora ela aprende!

3º Dia: Foi a vez de inovar…tentei fazer algo diferente, mas não rolou…..separei um pedaço de carvão…a ideia era pintar com carvão…Bia não achou muito interessante o carvão, pegou uma única vez e já soltou e não quis mais brincar com ele…..(minha cara de frustrada nesse momento), achei que ia ser um sucesso….que nada! Bom tive que improvisar então fizemos umas colagens para variar…kkkkk…só para não perder a atividade do dia…

4º Dia: Depois do terceiro dia frustrante, achei melhor não tentar inovar de novo…e fomos com as queridinhas waterbeads….marcando presença em todas as semanas! Como sempre sucessooo…Bia ama transferir…então faz isso por um bommm tempo! Para quem ainda não comprou, eu aconselho a comprar, elas são baratas e muitooo legais, dá para usar em vários tipos de atividades, as crianças amam, ainda mais no verão….você encontra em lojas de floricultura…

5º Dia: Dia de pintura: pintamos rolos de papel com tinta preta, após passamos cola e colamos estrelinhas….para formar um lindo céu estrelado! Bia fez toda a atividade, mas não foi aquela paixão toda….apenas concluiu a atividade…fez um pouco de cada parte….claro que a parte que mais gostou foi da cola….kkkkkk…

E assim finalizamos nossa semana da cor preta…lembrando que ao longo da semana toda, eu procuro  me vestir com alguma peça da cor da semana, eu sempre faço um cesto de tesouros que fica a disposição para ela explorar, etc… saímos duas vezes essa semana a noite, e voltamos tarde, quis aproveitar mas mostrar a lua para ela…mas os dias estavam nublados (aff…) e ela não pode ver a lua…(como a Bia dorme cedo, ela nunca vê a lua…achei que iria rolar…mas fica para uma próxima vez)…

A série “Brincando com as cores” finalizou, essa semana com a cor preta…mas continuo ensinando a criação de Deus, semana que vem começa a criação dos animais, os primeiros a serem criados são os animais aquáticos… estou na expectativa de que será uma semana bem legal, repleta de atividades bacanas para a Bia poder se divertir bastante…ela amaaaaaa peixes, então vamos ver como vai ser!

Encontro vocês na semana que vem….bjs!

Caixa sensorial de feijão

Caixa sensorial de Terra preta e estrelinhas

Pintura em carvão…não rolou!

Caixa sensorial de waterbeads

Pintura em cone de papel e colagem de estrelinhas