Festa de aniversário saudável, é possível?

Hoje temos a participação da Leticia Mantovani, designer, estudante de gastronomia, curiosa da nutrição e mãe da Alice, 4 anos. Criadora do Tá na Mesa Culinária Consciente Infantil. Confira suas dicas!

Chega o aniversário dos nossos filhos, e você, mãe, que passou o ano inteiro buscando uma boa alimentação para seu filho agora vai “meter o pé na jaca”?

Críticas não vão faltar se optar por uma festa com proposta mais saudável, mas mostre que é possível fazer uma festinha sem frituras e deliciosa para nossos filhos e convidados. Aqui vão algumas ideias.

Salgados

salgados-para-festa

Nada de fritura e nota boa para os assados e crus.

Lanchinhos, esfirras, pastel assado, wraps, escondidinhos, polenta, salada de macarrão, quibe assado, tabule, couscous marroquinho, pão de queijo, muffin, palitinhos de legumes e de queijo com tomate, milho cozido, batata assada, caldos ou sopas, pipoca. Tudo isso fica uma delícia e ainda podem ser feitos em casa, deixando tudo ainda mais saudável.

Doces

doces-para-festa-infantil

Frutas picadas, salada de frutas, gelatina de iogurte com fruta, sorvete de frutas (banana congelada + fruta preferida batida no liquidificador), picolé e geladinhos de frutas, compotas e geleias adoçadas com açúcar mascavo, mel ou frutas cristalizadas. E os doces tradicionais? Pode sim, sem ser extremista, mas use ingredientes de qualidade como cacau em pó e frutas para adoçar.

Bebidas

sucos-para-festa-de-crianças

“Festa sem refrigerante?” Sim, claro! Sucos naturais, água de coco, água saborizada, chá gelado e a nossa amada e simples água! Tudo muito mais gostoso do que refrigerante.

Resgate as atividades que fazíamos quando não havia tantos eletrônicos e vivíamos mais livres. Esconde-esconde, pega-pega, bambolê, caça ao tesouro (sucesso), desenho e pintura.

Uma festa ao ar livre pode ser uma ótima ideia. Existem vários parques que são abertos e gratuitos para um aniversário piquenique. Entre em contato com a administração do parque e pergunte como fazer.

Todas essas delícias das fotos foram feitas pela Tá na mesa para festinhas saudáveis.

 

Leticia Mantovani

Ta Na Mesa

Culinária Consciente Infantil