Festa Infantil em tempos de coronavírus – o que fazer?

Está chegando aniversário do seu filho e você não sabe como fazer uma festa infantil em tempos de pandemia? Essa data não pode passar em branco, confira nossas dicas!

Com a nova situação mundial causada pela Covid-19 as festas de aniversário foram remarcadas ou canceladas, pelo menos às festas tradicionais onde se reunem todo mundo para dar muitos beijos e abraços no aniversariante. Pois as recomendações são expressas, evitar contato físico, utilizar máscaras para proteção individual e ter uma distância segura de 2 metros de cada convidado.

Aqui no Brasil isso seria praticamente impossível, por isso a recomendação de Renato Kfouri, diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), no momento, o melhor é cancelar toda e qualquer comemoração. “Por mais duro que seja para quem está planejando algo há meses, é hora de ter prudência e adiar os compromissos”, aponta. “A orientação oficial é que eventos com mais de 100 pessoas sejam suspensos, mas uma quantidade menor não garante a segurança”, explica Renato Kfouri, diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

Bom então o mais sensato para quem já estava com a festa infantil marcada é remarcar ou cancelar para uma data posterior. Mas lembrando também que somos um povo caloroso, que amam festas e pessoas, o que fazer então no dia do aniversário do pitoco?! Deixar passar em branco?? De jeito nenhum, existem algumas opções bem bacanas para não deixar essa data tão importante passar batida, mesmo em tempos tão complicados como os que estamos vivendo.

Festa Infantil em tempos de coronavirus – o que fazer?

Imagem: Bebê Abril

1.Converse com seu filho

Primeiro passo nessa jornada, é conversar com seu filho sobre o que está acontecendo no mundo, a situação que nós estamos vivendo no momento, para que ele não seja pego de surpresa e aquele dia que tinha tudo para ser especial acabe se tornando uma tristeza só, crianças precisam ser preparadas para as situações difíceis, infelizmente não podemos poupar nossos filhos de tudo o que acontece, pois existem situações que estão “acima” do nosso controle super protetor de pais, eles precisam em algum momento lidar com as frustrações, mas de forma positiva, ou seja, conosco ao seu lado para ajudar a enfrentar esses momentos de tristeza e angústia. Assim eles terão espaço para nos questionar, para se expressar, para dialogar conosco e encontrar em nós segurança e compreensão nesse momento tão único.


Aproveite e confira:


2.Fazer vídeos com os amigos e familiares

Uma opção muito bacana, é pedir para os amigos e familiares fazerem vídeos curtos com felicitações para nossos filhos e mostrar para eles no dia do seu aniversário para não se sentirem “sozinhos” nesse dia. Ou marcar uma videoconferência com os amigos, colegas e familiares para cantarem juntos um parabéns enquando ele assopra as velinhas.

3.Opção ao ar livre?

Com certeza essa é sempre uma opção cogitada, mas será que fazer em um local aberto é suficiente? Uma festinha ao ar livre, com certeza há mais espaço para os convidados se movimentarem mas isso não garante segurança. Não é ideal que se convite idosos e pessoas no grupo de risco, para ter contato com crianças. Se for optar por esse tipo de comemoração o ideal seria convidar poucas pessoas, e fazer algo voltado mais para as crianças mesmo, sem convidar avós, tios, etc, pessoas que poderiam ser prejudicadas com esse contato.

4.Festinha caseira

Estamos tendo a oportunidade de retornarmos a simplicidade, valorizando pequenos gestos, nessa atmosfera uma festinha caseira, tem tudo haver, ela se encaixa perfeitamente nesse momento.

Isso pode começar com os preparativos para a festinha caseira, envolvendo seus filhos nesse preparo, gerando laços de afeto entre pais e filhos. Convide o pequeno para ajudar a preparar o bolo de chocolate, ou do sabor preferido dele, peça que enfeite o bolo com confetes, ou outros enfeites que ele curta, peça que o ajude a enrolar os brigadeiros (nessa hora rola mais lambança que produtividade, mas e daí?! o mais importante é ser feliz, ok?!), e assim vá incluindo ele nos preparativos da sua festinha.

5.Planejamento do dia

Peça que seu filho planeje seu dia de “honra”, ele pode incluir sua comida preferida do cardápio da casa, receber café na cama, assistir ao seu filme favorito, ler repetidamente os livros que mais gosta, escolher as brincadeiras e jogos que serão jogados em família, etc. A ideia é permitir que ele planeje como será seu dia especial, levando em conta suas próprias preferências. Lembrando que cada uma dessas “exigências” são na verdade, oportunidades de nos conectarmos com nossos filhos, criando memórias, construindo pontes.

Além da agenda do dia, feita exclusivamente pelo aniversariante, ainda temos a possibilidade de organizar uma decoração caseira, para a hora do parabéns e para o registro desse tempo em família. Um bolo decorado, docinhos enfeitando a mesa, um painel, flores para enfeitar, brinquedos favoritos para enfeitar a mesa, um porta retrato com a fotinho dele, ou algum dizer inspirador para esse momento.

Chapeuzinhos de aniversário, nunca saem de moda e podem ser confeccionados em casa mesmo. Basta “enrolar” uma cartolina ou algum outro material que seja firme, em formato de cone, colar com cola bastão e prender um elástico em suas extremidades. Se quiser é possível personalizar o chapéu colando adesivos, pintando, pedindo para seu filho fazer desenho neles, etc.

E assim a festinha vai criando vida, envolvendo todos na casa, e trazendo consigo o brilho de esperança que encontramos nos olhinhos de nossos filhos. Por eles tudo vale a pena, até mesmo organizar uma festa em meio à uma pandemia mundial.

6.Entretenimento Online

Muitos profissionais tem oferecido seus serviços de entretenimento, pela internet, ou seja você consegue contratar um palhaço, um comediante, um contador de histórias, um mágico para oferecerem seus shows online, para um grupo ou para seu filho exclusivamente. E com certeza ele vai amar!

Gostou dessas dicas para fazer uma festa infantil nesses tempos de coronavírus?

close