Durante a Gravidez Qual a Melhor Posição para Você Dormir?

Crédito: Andriele/Pinterest

Está com dúvidas de qual a melhor posição para dormir durante a gravidez? Continue com o Sou Mão para ter informações importantes sobre esse lindo momento, mas que exige cuidados.

Em determinada fase da gestação, é normal se sentir desconfortável na hora de dormir. Além disso, há futuras mamães que ficam com certo receio de prejudicar o bebê com uma escolha errada. Então saiba agora qual a melhor posição para dormir na gravidez.

Início da Gravidez

Logo no começo da gestação, a barriga ainda é pequena e não afeta em nada na noite de sono. Por isso, a gestante pode dormir de barriga para cima sem problemas. Essa posição ainda é confortável até a primeira metade da gravidez.

Depois desse período, o bebê vai crescendo, a barriga vai expandido e a posição deixa de ser a mais aconselhável. Inclusive você deve observar que a posição para dormir influencia na saúde do bebê.

E de bruços, pode dormir? Até o quinto mês de gestação, é possível que você durma tranquila de bruços. O bebê estará a salvo, guardadinho na barriga. Mas, após esse período, a circunferência aumenta e a mamãe não conseguirá mais fazer isso. Não é questão de proteção do bebê, mas de conforto.

Por que não dormir de barriga para cima nessa posição após o período aconselhado?

1 – A gestante pode ter mal-estar.

2 – Ela pode ter falta de ar.

3 – Não foi comprovado ainda, mas há indicações de que dormir de barriga para cima com a gestação já avançada pode oferecer riscos para o bebê.

4 – A barriga pesa e pode comprimir a veia cava, causando problemas à mamãe.

Mas qual é a melhor posição, então, a partir da segunda metade da gravidez? Você vai saber a seguir.

Melhor Posição para Dormir na Segunda Metade da Gravidez

A posição eleita como melhor para a gestante a partir da segunda metade da gravidez é de lado. Mas saiba que há, ainda, um segredo nisso: um dos lados é o melhor para se dormir, acredite.

E qual seria? Dormir de lado, para o lado esquerdo. Médicos já se atentaram que o trabalho de parto da mulher deitada para a esquerda fornece melhor oxigenação para o bebê. Portanto, na hora de dormir, pode-se adotar o mesmo raciocínio.

E Perto de Ter o Bebê?

Aí tudo muda novamente. A gestante poderá dormir em uma posição que evite enjoo, azia e outros sintomas indesejáveis. Por isso, a melhor posição no último trimestre de gravidez é um pouco mais sentada.

Coloque travesseiros nas costas, embaixo das pernas e laterais, da forma que te deixar mais confortável. É importante que a gestante esteja em condições de dormir bem. Isso é bom para ela e bom para o bebê também.

E, já que estamos falando sobre dormir bem, aqui vão algumas dicas:

  • Não fume. Além de inúmeros problemas de saúde para a mãe e o bebê, fumar causa distúrbios do sono.
  • Não beba bebidas alcoólicas. Da mesma forma que o primeiro item, o álcool faz mal à saúde de ambos e afeta a qualidade do sono.
  • Café, só em pequena quantidade, ok? A cafeína atrapalha a hora de dormir.
  • Refrigerantes e chá, como o chá verde, também devem ser evitados pelo mesmo motivo.
  • Durma com o quarto escurinho e sem barulho. O seu organismo irá entender que é hora de desligar e renovar células, além de te fazer relaxar melhor.

Quer mais dicas sobre a gravidez? Conheça os cuidados necessários com a saúde bucal de gestantes e bebês!