Mantenha seus bons hábitos alimentares e certifique-se de que seu corpo está em excelente condições físicas para sustentar sua gravidez.
Alguns pequenos desconfortos, como sentir calor demais, cãibras nas pernas e hemorróidas podem atormentá-la. Esses problemas são apenas temporários e desaparecem depois que o bebê nascer.
A partir de agora seu bebê é considerado “viável”e, caso nasça antes da hora, recebe tratamento salva-vidas.
Confira também:
- Personal Baby Shopper, você sabe o que é?
- 20 Coisas que toda mãe de primeira viagem precisa saber
- 10 coisas para fazer antes do bebê nascer
- Idéias de fotos para registrar sua gravidez
- lista completa do enxoval para seu bebê
Isso que dizer que caso você entrasse em trabalho de parto antes dessa semana, seria pouco provável que seu bebê sobrevivesse (seria considerado aborto), mas a partir de agora, com 24 semanas, os médicos têm o dever legal de fazer tudo que puderem para salvar o bebê.
Quando mais avançada estiver a gravidez na hora do parto, é menos provável que o bebê tenha que encarar os problemas associados com o nascimento prematuro.
Agora deixo para vocês um vídeo emocionante do crescimento de um bebê que nasceu prematuro:
E agora vamos aos outros assunto sobre gravidez semana a semana!
Cãibras nas pernas:
Ter espasmos dolorosos nos músculos da perna é comum durante a gravidez, particularmente a noite. Você pode acordar devido a grande dor súbita localizada nas pernas ou nos pés. Acredita-se que isso se deve a pressão que o útero exerce sobre os nervos pélvicos.
Quando você tiver um espasmo, alivie-o flexionando o pé ou a perna e massageie suavemente a área afetada. A cãibra deveria se resolver por si mesma, quando você saísse da cama e usasse o músculo. Mas, se a dor não diminuir e houver vermelhidão ou inchaço na perna, você deve procurar um médico com urgência, para eliminar a possibilidade de um coágulo.
Para reduzir a incidência de cãibras ou sua severidade, beba muita água e faça alongamentos nas pernas regularmente e exercícios com o tornozelo, com o calcanhar em círculos e agitando os dedos dos pés.
Fazer exercícios leves, como andar ou nadar, também pode ajudar, assim como massagear a panturrilha regularmente para melhorar a circulação.
Calor:
Durante a gravidez você sente muito mais calor e transpira mais do que o normal. Isso ocorre porque você está carregando mais peso do que o normal e mais sangue é bombeado por seu corpo.
Se você estiver grávida no verão, poderá ainda ser mais difícil de aguentar, então procure maneiras de refrescar-se.
Se estiver grávida no inverno, poderá se surpreender andando pela rua com um agasalho leve, enquanto as outras pessoas estão cheias de roupas.
Certifique-se que de que bebe muito líquido o dia inteiro.
Postura:
Sua postura mudará naturalmente em consequência da gravidez. Isso se deve ao peso extra que está carregando e ao afrouxamento das juntas.
Os exercícios costumam ajudar a equilibrar seu corpo e aliviar as dores musculares associadas às mudanças na postura.
Hemorroidas:
As hemorroidas como as veias varicosas, são veias dilatadas, mas ocorrem em torno do ânus. O peso do bebê faz pressão sobre sua passagem retal, restringindo o fluxo de sangue e dilatando as veias.
As hemorroidas podem provocar ardência e dor, e causar uma sensação de latejamento. O desconforto pode ser aliviado com compressas frias e cremes que contêm lubrificantes para ajudar a passagem das fezes, e/ou anestésicos locais para aliviar a dor.
Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana: