Gravidez Semana a Semana – Semana 37

Pode parecer que sua barriga começa a descer! Agora você está tão grande quanto possível. Logo – talvez ainda esta semana – 0 bebê vai descer um pouco mais pela pelve, pronto para o nascimento. Sua barriga também vai mudar, ficando com um formato diferente. Isso não significa necessariamente que o parto esteja próximo, então não se preocupe se o bebê descer. Você ainda tem algum tempo antes dele nascer.

Quando o bebê se encaixar, você vai parecer e sentir-se ligeiramente diferente. Se houver desconforto na pelve e no períneo, evite ficar em pé por longos períodos de tempo.

Apertada para ir ao banheiro:

No terceiro trimestre, você correrá para o banheiro com a mesma frequência dos primeiros noventa dias. Isso se deve ao fato de o bebê, cada vez mais pesado, pressionar sua bexiga de cima para baixo. Se sentir dor ao urinar, é possível que tenha uma infecção urinária, e é aconselhável entrar em contato com um médico para fazer exames.

Na hora do parto…

Muitas mulheres se preocupam com a perda de controle durante o trabalho de parto – por exemplo, em urinar ou defecar quando estão fazendo força. É comum isso acontecer, mas é provável que você nem note; o obstetra vai usar luvas e gaze para removê-los.

A verdade é que, quando você estiver em trabalho de parto, não vai sequer se importar – você só vai querer fazer o bebê nascer!

O que fazer agora?

Caso você já saia de licença maternidade agora, esse é um bom momento para você se preparar para a chegada do bebê:

  • Tire um tempo para descansar, é bom reservar energias para a hora do parto e para as semanas seguintes.
  • Revisar a sua mala da maternidade.
  • Fazer um lista das pessoas que você quer contatar depois do parto.
  • Prepara algumas refeições e congele-as.
  • Se ainda não terminou, termine de organizar as roupas do bebê, por tamanho, para facilitar de não ter que ficar procurando até achar uma que sirva.
  • Vá à manicure, à pedicure ou faça massagem. Quando o bebê chegar, você não vai ficar só com o tempo curto, mas o dinheiro também.
  • Produza algo criativo. Pinte algum quadro para o bebê, faça um álbum de scrapbook e etc…

Não vai demorar muito para você conhecer seu bebê. Enquanto isso converse com ele!!

Você já fez a mala da maternidade sua e a do bebê? Confira as dicas:

Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana:

close