Gravidez: SUPER DICAS para suportar o calor do verão

Amiga, se eu que não estou grávida estou passando mal de calor, imagino você que está! Especialmente se estiver usando meias e cintas de compressão!

Não estou aqui para te desanimar ainda mais, pelo contrário! Te daria um abraço longo se isso não fosse te deixar ainda mais calorenta, então, fiz melhor!

Reuni aqui as melhores dicas para suportar o calor do verão durante a gravidez! Preparada? Então toma um golinho de água e tome nota!

Diminuindo o calor na gravidez em casa

Imagem: Quanto tempo tem
Imagem: Quanto tempo tem

Você pode tornar o ambiente “menos quente”, mesmo sem ter ar condicionado. Com dicas simples, você deixa o ambiente mais fresco. Além de refrescar a casa, a dica é umidificar. Sua gravidez vai encontrar um recanto de descanso refrescante em casa.

  • Manter cortinas e blackouts fechados durante o dia e abrir no início da noite (as janelas podem ficar abertas se forem independentes do blackouts). Mesmo que sua casa não ventile muito, o ar da noite é mais fresco. Mantê-lo em casa por mais tempo vai ajudar a deixar sua casa mais fresca.
  • Quando for dormir, se estiver com muito calor, umidifique uma peça de roupa que irá usar.
  • Espalhe jarros de água ou toalhas úmidas pela casa, assim o ambiente ficará mais úmido e agradável. Cuidado somente com a presença de crianças. Eles podem causar acidentes com vasos de vidro ou até se afogarem em pequenas quantidades de água.
  • Favoreça as correntes de ar. Abrir apenas uma janela não fará com que o vento circule.
  • Se usar ventiladores, coloque recipientes de água à frente deles, lembrando de ter o mesmo cuidado com as crianças por perto.
  • No final do dia, tome um banho e deite com os pés para cima.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest

O calor na gravidez fora de casa

Imagem: 1001novidades
Imagem: 1001novidades

A gravidez tem várias etapas, os primeiros meses com os enjoos e azias, e os últimos meses com o desconforto para dormir, o inchaço e o cansaço. Por isso recomendamos um planejamento do chá de bebê e de montar o quartinho no “meio” da gravidez (esse dois posts que linkamos aqui tem dicas sensacionais de programação desses dois eventos!), pois nos demais estamos mais indispostas, e o calor agrava ainda mais essa situação. Então é preciso tomar algumas medidas.

  • A primeira e mais básica de todas é HIDRATAR muito. Leve uma garrafinha de água sempre.
  • Usar protetor solar! Se for sair de casa, não esqueça de proteger o maior orgão do seu corpo, a sua pele.
  • Use roupas confortáveis, de cor clara e leves. As roupas sintéticas e muito justas aumentam a sensação de calor.
  • Use borrifadores de água para molhar o rosto, a nuca e demais partes do corpo. Eles aliviam muito a sensação de calor. Se não tiver um borrifador, outra garrafinha de água e um pano refrescarão tão bem quanto.
  • Se possível, evite exposição ao sol nos dias mais quente e nos horários mais críticos. Exercícios ao ar livre também devem ser evitados nesses dias.

É preciso lembrar que a temperatura corporal da mulher aumenta na gravidez, então essas dicas não devem ser descartadas ou não levadas à sério. Não é “frescura”. O calor excessivo pode causar desmaios e outras reações que podem prejudicar a saúde da mulher na gravidez e do bebê.

close