Ideias de cardápio chá de bebê – o que você precisa saber!

Bebê a vista, consequentemente MUITAS FRALDAS, e portanto um dos eventos mais esperados na gestação é o chá de bebê, aquele evento que se levam semanas ou até meses organizando, pensando, bolando, criando, inventando, são muitos detalhes e tudo tem que ficar perfeito para muitos registros e lembranças lindas desse dia.

Quanto mais detalhes, mais demanda tempo e investimento, mas vale cada minuto trabalhando para esse dia ficar perfeito, pois não é apenas um dia para ganhar fraldas, mas um dia especial na companhia de pessoas especiais desejando muitas coisas boas para a chegada do nosso bebê, recebemos palavras de ânimo, abraços apertados e sinceros, apoio, é um dia para a gestante se sentir amada e cuidada por todos que a cercam e estão na expectativa da chegada do bebê.

Como eu disse são muitos detalhes, e um dos detalhes muito importante que precede a decoração do evento é o cardápio do dia, na verdade as vezes o cardápio é mais importante do que a decoração, eles se revezam: decoração e cardápio na ordem de importância para cada grávida. Mas o fato é que chá de bebê, sem comidinhas deliciosas não é chá de bebê né?!

Por isso continue lendo esse posta para ver as ideias de cardápio chá de bebê!

Primeiro você precisa decidir o horário do chá, pois o horário irá definir a escolha do cardápio:

Manhã:

Se for pela manhã o chá de bebê, é bem comum principalmente em lugares com climas quentes, existem duas opções de cardápio:

  • Horário a partir das 09h, é possível fazer apenas um café da manhã com pães, frios, ovo mexido, café, suco, frutas.
  • Horário a partir das 11h, deve se levar em consideração que o chá irá avançar o horário do 12h que é o horário do almoço, portanto você pode optar por fazer um brunch, que é um café mais reforçado, você pode incluir tortas salgadas e frias no seu cardápio, sanduíches, e até mesmo um pãozinho com carne de panela desfiada.

Almoço:

Se a opção for um almoço, você pode optar por algumas entradinhas para quando os convidados chegarem, como bruschettas, ou espetinhos de frios (queijo, azeitona e tomate), canapés, após servir o almoço que pode ser um cardápio de massas (dois ou três tipos de molho), cardápio de lasanhas com 2 ou 3 sabores diferentes, um galeto, ou espetinhos de carne, salada e pães. São algumas opções.

Tarde:

Esse geralmente é o horário mais escolhido, é o mais clássico, nesse horário você pode servir literalmente um chá de frutas, bolos, salgadinhos, canapés, sanduíches, lembrando o estilo café colonial.

Noite:

Fim da tarde, início da noite, você precisa levar em conta que o chá irá avançar no horário da janta, portanto você pode incluir no cardápio um caldo, ou um escondidinho, ou uma massinha leve, pois muitas pessoas não jantam “comida” a noite, mas optam em fazer um lanche menos calórico.

Após a definição do horário, a gente tem um norte a seguir, agora é definir quais comidinhas delícia serão servidas no chá de acordo com o horário que será realizado, respeitando as questões de almoço e janta se for o caso.


Aproveite e confira:


Ideias de cardápio chá de bebê: Comidinhas delícia!!

Quichês e tortas:

São coringas, acrescem ao buffet, podendo ser de legumes, de alho-poró, de carne, de frango.

Canapés:

Aperitivo saboroso, de custo baixo e de fácil execução, de muitas formas e sabores. Um pedacinho de pão, com patês ou molhos, os patês mais comuns usados são de atum e peito de peru, mas a ideia do canapé é ser bem flexível, então algumas combinações para você ousar nos canapés: carne de porco com chutney de abacaxi, creamcheese com tomate cereja, lascas de abóbora e queijo coalho, uva com queijo, geleia com presunto parma, salmão com queijo brie, canapé de legumes substituindo a base de pão por abobrinha em rodelas, fica muito saboroso e uma versão mais leve do canapé.

Sanduíches:

Podem ser servidos individualmente ou tipo baguete, cortado em fatias, ambos são opções deliciosas e saudáveis, sanduíches sempre são bem-vindos. Opções de recheio: Muzzarela de búfala com tomate, queijo gorgonzola e damasco, queijo brie e nozes, presunto parma e queijo.

Frutas:

Frutas além de serem deliciosas, também ficam ótimas como decoração na mesa dos comes, sejam as frutas da estação ou as mais exóticas sempre são bem-vindas. Abuse e use delas, afinal na gestação para dar aquela aliviada no doce, nada melhor que uma frutinha né? Na hora da escolha pense em você mas também pense que nem sempre os convidados tem o mesmo gosto que você, então escolha duas de seu gosto e duas frutas mais versáteis que combinam com o gosto geral (como banana, maçã, laranja…) Sirva elas em copinhos, casquinhas de sorvete, espetos, in natura, etc.

Legumes:

Cozidos, crus ou assados ambos são uma boa opção, como um snack saudável, por exemplo um milho cozido no palitinho, ou espetinho de legumes (cenoura, pepino, tomate), ou espetinhos de legumes alternados com queijos ficam deliciosos. Cenourinha fatiada crua, cozida ou até assada. Chips de batata doce, ou saquinhos com batatas rústicas são saborosas e o bom que todas essas opções são de investimento baixo, e preparo relativamente fácil, elas agregam no cardápio positivamente.

Bolos:

Chá de bebê sem bolo não é chá né gente? Exceto se a opção de horário do chá for um almoço, nos demais horários bolos são super bem-vindos para acompanhar um chazinho, um café ou suco.

Pão com carne desfiada:

Ao invés de servir cachorro-quente, diminua o consumo de embutidos e opte por uma versão diferente, pão com carne desfiada, muito saboroso cai bem para um brunch.

Caldos:

Se o chá for em uma época fria, vale a pena ter uma ou duas opções de caldos, eles são baratos e fáceis de fazer e caem muito bem, como caldo de moranga, de ervilha, caldinho de feijão, caldo verde (batata, bacon e couve).

Pão de queijo:

Assadinho na hora, fica um arraso, se você tiver a opção de contar com uma cozinha com forno, assar pães de queijo na hora é sucesso, quem não curte um pãozinho de queijo quentinho com um café passado?! hummmmm….

Bebidas para o chá de bebê:

Fuja dos refrigerantes e fique com opções mais saudáveis e saborosas de bebidas como:

Sucos naturais, água aromatizada (são águas com frutas, dando um apenas um aroma na água, ficam muito refrescantes), um café passado é sempre bem-vindo em qualquer opção de horário de chá, chá gelado ou quente, se o clima estiver frio até um chocolate quente cai bem.

Gostou dessas ideias de cardápio chá de bebê?

close