Porque fazer chá de bebê? (Vários motivos para você aproveitar esse momento)

A alegria de qualquer mamãe é deixar tudo pronto antes da chegada do bebê. Todos os detalhes precisam estar prontos para receber o mais novo membro da família da melhor maneira. Mas antes da chegada do bebê, alguns casais resolvem fazer o chá de bebê. Mas porque o chá de bebê se tornou tradição?

O chá de bebê é um momento de confraternização da futura mãe com os amigos e familiares que acompanharam todo o período da gestação. É quando as pessoas mais próximas podem se sentir mais achegadas neste momento tão especial que antecede o nascimento do bebê.

Mas muitas mães ainda ficam em dúvidas porque fazer chá de bebê. Por isso, selecionamos alguns motivos que vão deixar você pronta para montar essa reunião tão especial.

Porque fazer chá de bebê?

Selecionamos os motivos para você organizar o chá de bebê. Veja:

  • Será um momento para recordar

A gravidez é um momento especial na vida da mulher, e é essa fase que ela quer registrar e guardar todos os momentos especiais para lembrar depois.

E isso vale para o chá de bebê, onde será um momento único de confraternização antes da chegada do bebê.

É nessas reuniões que a mamãe recebe mensagens positivas e bastante energia para estar pronta na hora de dar à luz.

  • Vai ganhar muitas fraldas

Chá de Fraldas, ótima forma de economizar nas compras de fraldas! Imagem Lá Vem Bebê

Bebês recém-nascidos usam muitas fraldas, e esse é um dos itens que mais fazem parte dos custos na hora de ter um filho.

Com a realização do chá de bebê, a mamãe vai receber muitas fraldas, e isso vai ajudar bastante logo nos primeiros meses de vida da criança.

Por isso, que muitas mães na hora de montar o convite do chá de bebê, incluem fraldas a todas as convidadas.

Outro detalhe é que além das fraldas, muitas convidadas aproveitam para incluir outros itens de higiene, então é um bom momento para fazer um estoque, sem precisar se preocupar com a compra desses produtos por algum tempo.

  • As pessoas gostam de chá de bebê

Momento para comemorar a chegada do bebê com amigos e familiares

O chá de bebê se tornou uma das festas mais queridas pelas pessoas, ocupando o mesmo patamar de aniversários e casamento.

Isso acontece porque o ambiente destas festas é bem descontraídos e de harmonia, por isso, é cada vez maior o número de pessoas que participam deste tipo de reuniões.

Além disso, essa sensação de alegria que a mãe está vivendo é transmitida aos convidados e por isso todos se sentem motivados a participar do chá de bebê e receber como também transmitir todo esse amor que ronda a chegada da criança.

  • Mamãe fica mais encorajada e animada

Como nos chás de bebê sempre tem outras mães, é comum receber conselhos sobre a maternidade.

Com isso, a futura mamãe receberá encorajamento e ânimo, pois na maternidade haverá dias difíceis, e é bom ouvir histórias de pessoas que passaram por tudo isso mas conseguiram superar.

Claro que é sempre bom filtrar os conselhos, porque cada mulher é de um jeito, assim como o bebê, mas saber como é a vida de uma mãe das pessoas certas e que estejam próxima de você faz toda a diferença na hora de cuidar do futuro filho.

Como fazer um chá de bebê agradável?

Dicas para fazer o chá de bebê
Dicas para fazer o chá de bebê. Imagem projectnursery

Depois que a futura mamãe decidiu fazer o chá de bebê, chegou a hora de pensar em todos os detalhes.

Primeiramente, o ideal é fazer o chá de bebê no sétimo mês de gestação, quando a grávida não sofre tanto com inchaços e enjoos e pode festejar mais à vontade.

Mas além disso, é importante seguir alguns passos, como:

  • Quem será convidado

Apesar de muitas pessoas saberem que você está grávida, não é todo mundo que será convidado para o chá de bebê, porque esse momento é mais intimista.

Antigamente o chá de bebê era exclusivamente uma reunião entre mulheres, mas hoje alguns casais estão aderindo a uma festa mista, onde os homens também podem participar, tornando o chá de bebê uma reunião mais ampla.

  • Escolha o local que será realizado

A escolha do local onde será realizado o chá de bebê é de extrema importância, porque dependendo da quantidade de pessoas, o espaço terá que ser pequeno ou grande.

Assim, a reunião poderá ser dentro de casa, no salão de festa do apartamento ou algum lugar alugado. Isso vai depender também do valor que o casal tem para investir neste tipo de festa, assim como a comida e bebida que será servida.

  • Monte a lista de presentes

Na hora de montar a lista de presentes, o ideal é pedir produtos que o bebê ainda não recebeu ou itens que vai usar em maior quantidade, como fraldas, itens de higiene e etc.

  • Defina o que irá servir aos convidados

O cardápio de um chá de bebê não tem muito segredo, por isso na hora de escolher o que servir, aposte em salgadinhos, pequenos sanduíches e outras comidas fáceis de servir.

Para beber, além do chá, que dá nome ao evento, água, refrigerantes e, se quiser, sucos. A sobremesa inclui docinhos e um bolo de verdade e não esqueça do bolo de fraldas para enfeitar a mesa.

  • Use uma decoração de acordo com a ocasião

Na hora de pensar na decoração, escolha cores e produtos que realmente represente o momento, remetendo para a chegada do bebê.

Isso vai criar um ambiente mais agradável e divertido, sem a necessidade de gastar tanto.

  • Escolha as brincadeiras

Nos tradicionais chás é comum a inclusão de algumas brincadeiras para chá de bebê que faça com que a futura mamãe possa adivinhar os presentes que está ganhando.

É claro que algumas mamães são mais tímidas e reservadas do que outras, por isso existem vários tipos de brincadeiras.

Neste caso, tente incluir atividades que façam parte da sua personalidade, como adivinhações, interação entre os convidados e etc.

Tudo isso vai deixar o ambiente mais alegre e proporcionar a futura mamãe um momento agradável, que ficará guardado para sempre em sua memória.

Dicas para fazer o seu chá de bebê!
Dicas para fazer o seu chá de bebê! Imagem muitochique

Lembre-se: são pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de fazer chá de bebê.

Por isso, pense em tudo quando for montar essa reunião, para que ela seja agradável não só aos convidados como também para você nesses dias que antecedem o nascimento do filho.

Texto por: Raquel Luciano

close