Lavando as roupas do bebê pela primeira vez

Esses dias comecei a lavar as roupas da bebê Elisa e resolvi compartilhar sobre esse momento com vocês agora! A decoração do quarto já está praticamente pronta, o guarda-roupa e a cômoda já estão montados… chegou a organizar as roupas e itens de decoração.

Uma das dúvidas que nós gestantes temos é sobre a lavagem das roupinhas e do enxoval do bebê. A pele do bebê é delicada, por isso é importante termos alguns cuidados na hora da lavagem.

Resolvi fazer esse post por dois motivos, #1 várias gestantes tem dúvidas sobre os cuidados que devem ter na primeira lavagem das roupas do bebê  e #2 pois quando chega a hora de lavar as roupinhas e organizar é sinal que o momento da chegada do baby está cada vez mais perto, é um momento emocionante dessa fase da espera.

Então, vamos lá!!

Precisa mesmo lavar tudo?

Todas as roupas do bebê precisam ser lavadas antes de usar. Além das roupas você precisa lavar tudo que vai encostar na pele dele, como lençóis, gorrinhos, toalhas, paninhos de boca…

Comece com as peças RN e tamanhos de 0 a 3 meses, além de roupas de banho e cama. O restante pode ser lavado conforme necessidade.

Pode lavar na máquina?

Com toda certeza! Deve lavar na máquina! A lavagem na máquina é muito mais eficiente que a lavagem manual (além de mais prática), lavando na máquina você garante a remoção de todos os resíduos dos produtos.

Como lavar as primeiras roupinhas do bebê?

Para começar as roupas devem ser lavadas separadas das roupas da família para evitar contato com suor, bactérias, perfumes e outros tipos de resíduos e sujeiras.

Separando as peças:

Eu separo principalmente por cores, para não correr o risco de manchar as peças claras. Roupinhas brancas – roupinhas coloridas – toalhas, naninhas, fraldas, meias e bandanas – lençóis, cobertores e mantas.

E com as peças delicadas você pode colocar em saquinhos próprios para lavagem.

Qual produto usar para na lavagem?

É muito importante o uso de produtos hipoalergenicamente e dermatologicamente testados para cuidar das roupas dos bebês.

Secar e passar

Seque e passe as peças normalmente, conforme informado na etiqueta das roupas.

Minha máquina não tem a função de secagem, então seco tudo no varal. E sobre passar roupas… bem… aqui em casa a gente não passa nenhum tipo de roupa, é mega raro passar alguma peça, as roupas saem do varal direto para o guarda-roupa! Então, com as roupas da minha filha de 3 anos e com as roupas da bebê Elisa que vai chegar, também é assim, não passo nada.

Depois de tudo limpo e seco, é hora de organizar tudo no quartinho!

Agora é só esperar!

Esse momento da preparação das roupinhas é um dos momentos mais especiais para mim dessa fase da espera. Ainda mais com a participação da minha pequena ajudante que está empolgada com a chegada da irmã. Ela me ajuda a separar as roupas para lavar e a organizar. Fica feliz que vai dividir o quarto com a Elisa.

Lembro de quando eu lavei e organizei as roupinhas da Isabela, a emoção de deixar tudo arrumadinho, só aguardando a chegada dela. E hoje ela está aqui com 3 anos, ao meu lado, participando de tudo para a chegada da irmã.

Aproveite cada momento da sua gestação, parece uma coisa tão simples esse de lavar as roupas, mas com certeza é uma grande emoção com algo tão simples.

close