Quarentena no pós-parto – Será que precisa mesmo?

Mito ou verdade?! E aí a quarentena é realmente necessária? Tem muita gente que ainda acha que a quarentena é uma crendice popular, um mito das mulheres puérperas, mas saiba que isso não é verdade! A quarentena é real, necessária e verdadeira!

É um momento que a nova mamãe se dedica em tempo integral para o bebê recém-nascido e claro para sua própria recuperação, seja de um parto normal ou uma cesárea o fato é que toda puérpera precisa de um tempo para se habituar a essa nova jornada e realidade de ser mãe, mesmo as que já são mães pela segunda, terceira vez, todas precisam de um tempo para colocar as coisas no lugar, seja dentro de si com suas emoções, seu corpo, sua mente, e também entrar na nova rotina sem precisar despender atenções extras.

Quarentena é um prazo de quarenta dias exigidos para o descanso da mulher no pós-parto para retomar às suas atividades normais.

Vejamos algumas pontos que devem ser observados durante a quarentena no pós-parto:

Relações Sexuais

Quanto as relações sexuais, é indicado que a mulher não tenha relações sexuais no período da quarentena no pós-parto, para a recuperação do físico da mulher, independente do tipo de parto, mesmo que tenha sido parto normal com ou sem laceração, se teve laceração mais cuidado ainda, precisa haver uma avaliação médica para a liberação. Quando houver a liberação para retomar a vida sexual, é importante usar lubrificantes a base de água nas primeiras relações pois a região provavelmente estará com baixa lubrificação e a libido também não estará em alta, devido ao hormônio estrogênio estar em baixa no organismo e a prolactina responsável pela amamentação estar em alta.

Por isso muita calma e paciência para as primeiras relações sexuais. Algumas preocupações sobre a possibilidade de engravidar nesse período são reais, pois apesar de baixa, existe essa possibilidade. Por isso, o indicado nesta fase é a utilização de um método contraceptivo eficaz de uso permitido durante a lactação.

Útero

O útero estará retomando seu estado original, que pode durar até 10 dias após o parto, e portanto é muito comum sentir contrações nesse período, sinal de que ele está retomando seu tamanho inicial, as contrações são sentidas principalmente na hora da amamentação, pois quando o bebê realiza o movimento de sucção ele estimula a produção de ocitocina no corpo da mulher, que é um hormônio responsável pelas contrações. Também após o parto ocorre um sangramento semelhante a menstruação, nos primeiros dias mais intensos, nos demais tende a reduzir o fluxo, esse sangramento serve para eliminar resíduos de revestimentos do útero. Evite utilizar absorventes internos para o fluxo nesse período.


Aproveite e confira:


Alimentação

Procure ter uma boa alimentação, ingerindo alimentos ricos em fibras, vitaminas, carboidratos (isso mesmo, eles devem ser ingeridos nesse período sem culpa, mas com moderação, ok?!) para ajudar a recuperar a energia utilizada no parto, e auxiliar na prisão de ventre que acomete a maioria das mulheres no pós-parto.

Evite alimentos pesados e gordurosos, cafeína em excesso presente em cafés, chocolates, chás pretos, refrigerantes, etc. Lembre-se que tudo o que a gestante consumir irá diretamente para o leite, que será ingerido pelo bebê, por isso muito cuidado com a alimentação nesse período, o efeito rebote de um excesso é uma noite mal dormida com o bebê chorando de cólicas. Então o melhor é procurar ajuda de um profissional de nutrição que possa lhe passar um cardápio adequado para suas necessidades, que contemple as necessidades do bebê também.

Hidratação

É muito comum as mulheres sentirem muita vontade de beber água no período da amamentação, e é também extremamente necessária a reposição de água, pois a maior parte da composição do leite materno é formado de água, cerca de 87%. As mamas fabricam cerca de 750 ml de leite por dia, por isso a necessidade de reposição de um grande volume de líquidos.

É recomendado beber em torno 4 litros de água por dia, além de outros líquidos como sucos e chás. Evite o consumo de refrigerantes, café, chá preto, ou outros líquidos que contenham cafeína, eles são contraindicados no período de amamentação. A dica é deixar uma garrafinha de água sempre a disposição quando for amamentar, assim você não corre o risco de esquecer de se reidratar.

Exercícios Físicos

Calma tudo irá voltar para o lugar no devido tempo e com as medidas necessários, mas a quarentena NÃO é o tempo para isso. Nada de fazer dietas ou iniciar exercícios para queima de gorduras, ou fazer séries de abdominais para a barriga voltar ao normal.

A quarentena no pós-parto é um período de resguardo aonde a atenção é voltada para o bem-estar do bebê e da mamãe, então após a liberação médica para a retomada das atividades físicas, inicie com atividades de baixo impacto, como caminhadas leves, natação, hidroginástica etc. e com o passar do tempo pode ir aumentando o ritmo, mas não exija demais de si mesma, aos poucos as coisas irão se ajeitando.

close