Os itens mais úteis na lista do chá de bebê (e os não úteis!)

Parece fácil mas não é, montar uma lista de presentes para chá de bebê, principalmente para as mães de primeira viagem, que ainda não sabem o que irão precisar ou não, afinal são muitoooooos itens e como saber quais deles de fato serão úteis ou não, lembrando que o conceito de utilidade varia de família para família, pois o que é útil para você, pode não ser útil para outras pessoas.

Por isso a melhor opção é se concentrar nos itens que realmente são coringas, ou seja, você irá precisar de fato, pois todos os bebês precisam, e os demais itens mais pessoais e criteriosos você pode incluir em uma lista a parte e deixar a opção de seus convidados.

Quais são os itens mais úteis na lista do chá de bebê?

Disparado em primeiro lugar, FRALDAS!!!! Você nunca irá errar em pedir fraldas, pois com certeza é do que você mais irá precisar. Escolha duas marcas de sua preferência, sempre dando a opção de uma das marcas ser mais em conta financeiramente, para não constranger seus convidados com algum item caro do qual eles não possam presentear.

Sobre os tamanhos, não vale a pena pedir RN e P pois o tamanho RN tem bebês que nem usam, pois já não nascem mais grandinhos, e os que usam geralmente utilizam por 1 mês no máximo, é um curto espaço de tempo para pedir fraldas desse tamanho no chá.

Já as P se usam por um pouco mais de tempo, geralmente uns 3 meses ou mais dependendo do crescimento e ganho de peso do bebê, mas geralmente não vai muito além disso. Já as fraldas M e G você usa por muito mais tempo, sendo as melhores opções de tamanho para pedir de presente.


Aproveite e confira:


Segue abaixo uma ilustração que mostra o cálculo de gastos de fraldas por tamanho:

lista de chá de bebê

Lenços Umedecidos

Segundo item mais útil a ser pedido, pois juntamente com as fraldas, será um dos itens de higiene mais gastos enquanto o bebê usar fraldas. Claro que há exceções, pois no primeiro mês geralmente se usam os algodões com água morna para limpar a pele mais sensível do recém-nascido mas com o passar das semanas o normal é migrar para a utilização dos lenços umedecidos por um longo período de tempo.

Itens de higiene

São itens que da mesma forma que os de cima, serão usados por um longo período de tempo pelo bebê. É só pensar que em cada troca de fralda ou cada banho, esses itens serão usados, então vale a pena pedir na sua lista de chá de bebê.

Veja alguns itens de higiene que você pode incluir em sua lista:

Shampoo/condicionador/sabonete líquido:

O mais adequado é o bebê usar um sabonete líquido (que resseca menos a pele que os sabonetes em barra e também é mais prático para a hora do banho) na opção cabelo e corpo. Existem várias opções de sabonetes cabelo e corpo específicos para recém-nascidos pois agridem menos a pele sensível do bebê. Shampoo e condicionador podem esperar para quando o bebê tiver um ano em diante, ou quando o pediatra liberar (isso pode demorar um pouquinho).

Talco:

NEM PENSAR, seu uso não é recomendado pelos pediatras, pois ele é composto por partículas muito pequenas, que podem ser inaladas e aspiradas pelo bebê, ficando presas em suas vias respiratórias causando asfixia. Então NÃO inclua esse item se você não quer correr riscos desnecessários.

Pomadas para assaduras:

É sempre bom ter algumas a disposição, mas não é um item que você possa incluir em chá de bebê, pois existem muitas opções no mercado e muitas delas ao invés de ajudar podem agredir a pele do bebê, isso é realmente muito pessoal e só o dia a dia irá lhe dizer qual é a mais adequada para seu bebê. Por isso é ruim ter um estoque delas antes do bebê nascer, pois pode ser que você não use nenhuma das que você tem. Cuidado com os excessos!

Perfumes:

Bebês já tem seu cheirinho natural, que é inebriante por sinal, eles não precisam de perfumes pois o cheiro pode irritar o bebê e causar alergias em sua pele sensível. Então deixe para mais tarde, não é um item útil.

Oléos:

Nos primeiros meses é muito comum o bebê ter dores por causa das cólicas, ou ter dificuldade para dormir em alguns períodos do dia, nessa hora uma massagem relaxante ajuda muito para o bebê relaxar e aliviar sua tensão, descansar melhor.

Então óleos são bem-vindos mas coloque em sua lista os que sejam próprios para recém-nascidos, pois possuem componentes que não irritam ou agridem o bebê. A dica quente é que na maternidade todas as mães ganham um óleo que o hospital dá para a mamãe usar nos seios para evitar rachaduras, e esse óleo por sinal o bebê pode ingerir que não lhe causa mal, então com esse óleo você pode usar na pele do bebê para fazer as massagens relaxantes.

close