Quartos infantis criados para incentivar criatividade e conforto

Há um espaço da casa onde praticamente não existem limites, o quarto das crianças. A imaginação, a criatividade e a arquitetura pensada com carinho costumam reger os projetos de quarto infantil da arquiteta Karina Korn, do escritório Karina Korn Arquitetura e hoje vamos pegar algumas dicas com ela!

Cada ambiente – desde aqueles destinados aos que já estão na adolescência, até os planejados para os pequeninos tem que ser pensado de acordo com o gosto dos jovens moradores. A proposta da profissional é criar espaços perfeitos para protagonizar as brincadeiras mais divertidas, o momento dos estudos e os sonhos agradáveis.

“O conceito perfeito do quarto é quando a decoração cresce junto com os pequenos, acompanhando-os até a adolescência”.

Acompanhe as dicas para quarto infantil:

decoracao-quarto-infantil
Dicas de como decorar quarto infantil
  • Conforto e aprendizado:

Essas duas são as palavras-chave desse quarto. Ele pertence ao filho mais novo, considerado mascote da família, cujo pedido principal dele foi o tom esverdeado da parede e dos móveis. Os baús coloridos, com formas de acrílico, unem decoração e função, assim como um quadro que organiza sua coleção de carrinhos e também decora o quarto. De base neutra, o quarto crescerá junto do pequeno.

cama baixa para quarto de criança
Cama baixa para quarto de criança
  • A escolha da cama

A cama, baixinha, estimula a independência dos pequenos. Todo o quarto deve ser pensado dessa forma. A grande bancada também serve de mesinha para atividades e desenho, enquanto um espaço com nichos deixa à mão os brinquedos que são os favoritos do momento. Conforme as prateleiras ficam mais altas, outros brinquedos as ocupam, cumprindo também o papel de decoração. Confira dicas de como organizar os brinquedos aqui.

quarto de menina
Dicas para escolher as cores para quarto de menina
  • Cores em quarto de meninas:

Nesse exemplo acima, as cores doces imperam no quarto dessas duas irmãs. Parceiras, suas camas ficam lado a lado, separadas por um trecho da marcenaria e diferenciadas pela roupa de cama: uma lilás e outra rosa, combinando com as listras do papel de parede que deixa o ambiente ainda mais divertido.

Os móveis são o sonho de qualquer menina. Além de uma bancada de estudos em frente à janela, permitindo que as garotas acompanhem as tarefas com a vista do bairro, há um grande armário e uma penteadeira estilosa permitindo que elas se sintam verdadeiras estrelas de cinema.

Confira também:

  • Beliche para dormir e brincar:

Nesse quarto, a estrutura da cama faz toda a diferença, em estilo de beliche, o andar superior é coberto por futons que recebem o menino quando este quer brincar, assistir à TV, que fica na parede contrária, e escrever na lousa. Prateleiras e gavetões foram pensados para otimizar o espaço com os brinquedos favoritos – como os bonecos de BuzzLightyear e Woody, de Toy Story – em exibição privilegiada!

  • Camas perpendiculares

Uma solução para quando os pequenos dividem os quartos é colocar as camas perpendiculares entre si, aproveitando o espaço. Em uma delas, no lugar do tradicional gavetão, três divisões menores e com rodízios abrigam roupa de cama e brinquedos, sinalizadas por formas geométricas em uma das superfícies.

Confira também:

dicas de decoração para quarto infantil
Cama da infância até a adolescência
  • Um verdadeiro reino dedicado ao brincar!

Uma escada – que também serve de cômoda – leva a um elegante mezanino com futons onde os pequenos (e também os maiores) que dividem o quarto (e até os amigos) podem brincar. O recorte curvo e o guarda-corpo de acrílico deixam o móvel sofisticado, de maneira que, mesmo na adolescência, os moradores continuarão adorando a estrutura e suas possibilidades.

close