Quarto de Bebê Provençal – estilo para meninos e meninas

O quarto de bebê provençal é um estilo de quarto que serve perfeitamente para meninos e meninas, extremamente delicado, confortável e aconchegante e que tem sido o estilo de muitas mães com os seus filhos. Conheça um pouco mais sobre esse tipo de quarto e algumas dicas de como montar um quarto provençal para o seu bebê.

O que é quarto provençal?

O quarto provençal teve sua origem na cidade francesa de Provença, que é conhecida pelos seus vilarejos entre montanhas e belíssimos campos, que já nos dá uma ideia do estilo de vida da população. Esse estilo surgiu a partir de uma necessidade dos camponeses de se sentir iguais à nobreza, uma vez que eles viviam longe da corte francesa, procurando maior ascensão e inclusão social. Por isso, em suas casas, os itens de decoração transpareciam o estilo mais elevado da época, com itens ricos em detalhes, com peças douradas e que oferecessem muito conforto.

A partir desse histórico, temos o quarto provençal como um quarto requintado, rico em detalhes nos móveis mais antigos, iluminação, decoração, tecidos, que nos transportem a uma pequena parte da nobreza. Foi nesse estilo de quarto que foi criado o gesso cré para dar acabamento aos móveis, e que até hoje é bastante utilizado em vários projetos, como uma substituição à madeira entalhada, extremamente cara para os camponeses da época.

quarto-de-bebe-provencal
imagem: tuttibebe

Montando um quarto de bebê provençal

Cores:

Normalmente, no estilo provençal, são utilizadas cores claras e tons pastéis, dando muitas vezes um ar mais romântico do que rústico. Na verdade o próprio estilo busca unir as duas coisas: o lado rústico nos móveis e a arquitetura e o lado romântico nas cores, acabamento e decoração. Por conta dessa mistura, muitas pessoas acham que um quarto provençal combina apenas para meninas, o que é um engano, pois você pode fazer um quarto totalmente provençal apostando em estampas mais ligadas a meninos, como listradas ou em tons e temas masculinos.

quarto-de-bebe-cores

quarto-de-bebe-cores

Papel de parede:

Os quartos provençais podem ter tanto paredes lisas, em cores claras e pastéis, quanto decoradas com papéis de parede. Nessa segunda opção, você pode utilizar papéis de parede com estampas que remetam a épocas antigas, porém com muita leveza e clareza. Os papéis de parede podem ser fundamentais para dar um aconchego maior a todo o ambiente.

quarto-de-bebe-papel-de-parede

Berço provençal:

O berço provençal é o ponto principal do quarto, normalmente ele é simples, com suas paredes vazadas e não completamente fechadas e com detalhes em dourado ou outras cores, que podem ser brasões, linhas, etc. Os berços de madeira normalmente são mais retos e possuem detalhes típicos da época, como linhas onduladas e guirlandas. Já o berço de ferro possui contornos mais curvados e, para quebrar a frieza do metal, você pode combiná-lo com laços e tecidos. Paredes acolchoadas são muito bem-vindas nesses berços. quarto-de-bebe-berco

quarto-de-bebe-provencal-berco

berco-provencal

Outros móveis:

As cortinas são acessórios emblemáticos de quartos provençais, assim com tapetes felpudos. Em vez de guarda-roupas, você pode utilizar cômodas e estantes com traços rústicos que façam conjunto com o berço e poltronas também são excelentes nesses quartos, afinal, a mãe também precisa de conforto.

close