Gravidez Semana a Semana – Semana 15

Se ainda não fala, comece agora a falar com seu bebê, ele pode ouvir sua voz! Os ouvidos do bebê já se desenvolveram o suficiente para ele poder ouvi-la falar. Quando ele vier ao mundo, ele já vai reconhecer a voz dos pais. Confira também o post A importância da comunicação entre pais e filhos.

Ômega 3

O que você come pode fazer com que o cérebro e o sistema nervoso de seu bebê funcionem melhor. Estudos sugerem que mulheres cuja dieta foi rica em ácidos graxos ômega 3 durante a gestação e a amamentação podem ter aumentado o desenvolvimento da linguagem, o QI e o desenvolvimento cognitivo de seus bebês.

Os ácidos graxos ômega 3 são encontrados em peixes gordos. Só frutos do mar e peixes possuem os três ácidos graxos ômega 3 essenciais.

Embora o peixe seja a principal fonte de ômega 3, você precisa se certificar de não consumir as variedades que possuem alto teor de mercúrio. O salmão e a anchova são dois peixes gordos com baixo teor de mercúrio e ricos em ômega 3. O salmão selvagem também é uma ótima opção!

Outras fontes de ácidos graxos são: óleo de canola (colza), nozes, sementes de linhaça e os ovos enriquecidos com ômega 3. Tais fontes contêm apenas um ácido graxo ômega 3 essencial, mas ainda valem a pena.

Linha vertical na barriga

Essa linha é chamada de linha nigra, que ocorre devido a mudanças na pigmentação da pele. É muito comum e aparece em 90% das mulheres grávidas.

Você também pode perceber escurecimento na pele em volta dos bicos do seios e o escurecimento de sardas, verrugas e sinais de nascença.

Essas mudanças são normais e geralmente somem depois do nascimento do bebê.

Animal de estimação

Pesquisas recentes mostram que ter um gato ou cachorro na primeira infância pode reduzir o risco de seu filho desenvolver asma.

Como aliviar a prisão de ventre?

  • Coma mais fibras: frutas frescas, vegetais, grãos integrais e beba muita água.
  • Tente reflexologia: Procure um profissional ou faça você mesma uma massagem na base do calcanhar e arco do pé, empurrando o polegar de maneira uniforme e com força contra a pele do pé. Estudos mostraram que 85% das mulheres tiveram resultados positivos e movimentos intestinais regulares.
  • Faça massagem: massageie gentilmente seu abdomen com duas gotas de óleo básico de bergamota, misturado com uma colher de sopa de óleo vegetal leve, como o óleo de semente de uva.

Posição para dormir:

A cada dia que passa sua barriga vai ficar maior e você pode começar a achar desconfortável quando estiver deitada. Para evitar dormir de costas na segunda metade da gestação, comece a praticar agora algumas novas posições.

O peso do útero vai pressionar as veias mais importantes que devolvem o sangue no coração, o que pode ter como resultado tonturas, pressão baixa e até redução do fluxo de sangue no útero. De preferência deite-se do lado esquerdo (mas deitar do lado direito não faz mal) essa é a melhor posição para vocês dois, melhora o fluxo de sangue para a placenta e ajuda seus rins a eliminar resíduos e líquidos.

E conforme o tempo for passando e a barriga aumentando você pode fazer uso de vários travesseiros para achar a melhor forma de dormir.

Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana:

Confira também:

close