3 sugestões para cardápios de café da manhã infantil

Seguem sugestões de cardápios nutritivos para crianças de diferentes faixas etárias feitas pela nutricionista da MãeTerra, Tatiana Barão.

Apostando no café da manhã como umas principais refeições do dia, a marca preparou dicas para deixá-lo balanceado, saboroso e apetitoso.

Opção 1: PARA CRIANÇAS DE 3 ANOS

1 copo pequeno de suco do Hulk (maracujá, laranja, limão, couve, castanha do pará) + 1 tigela pequena de Creme de Frutas Vermelhas com Extrato de Soja (banana, morango, amora) + 2 colheres de sopa de Granola Infantil de Cacau

O suco do Hulk é uma forma saborosa e lúdica de acrescentar vegetais e castanhas na alimentação da criança. Os cremes de frutas são ótimas opções aos iogurtes industrializados, e por conterem o extrato de soja, fornecem proteínas, ferro, cálcio e ômega-3. São práticos de fazer e adequados para crianças menores, por serem cremosos, coloridos e fáceis de comer. A granola estimula a mastigação e garante fibras, vitaminas e minerais ao café da manhã, fornecendo menos açúcar em comparação aos cereais matinais convencionais.

café da manhã

Opção 2: PARA CRIANÇAS DE 5 ANOS

1 copo de leite vegetal (aveia, castanha, quinua, soja ou coco) batido com banana, sementes de girassol e cacau em pó + 1 tigela média de frutas picadas (morango, mamão e manga) + ½ xícara de chá de Granola Infantil Original

O cacau em pó fornece ferro, fibras e proteínas, além de conferir o sabor e aroma de chocolate tão apreciado pelos pequenos. A semente de girassol é concentrada em minerais, como magnésio, zinco e ferro, e pode ser acrescentada ao leite vegetal sem que a criança perceba e rejeite. A granola contém uma variedade de grãos integrais que concentram nutrientes importantes, como ferro, magnésio, fósforo, cobre e zinco, além de vitaminas do complexo B.

café da manhã

Opção 3: PARA CRIANÇAS DE 8 ANOS

1 copo de leite vegetal (aveia, castanha, quinua, soja ou coco) batido com morango e farinha de linhaça + 2 unidades de pão de mandioquinha + 1 tigela de mamão e uvas verdes com 1 colher de sopa de aveia em flocos

1 copo de leite vegetal (aveia, castanha, quinua, soja ou coco) batido com morango e farinha de linhaça + 1 fatia de pão integral multigrãos + 1 colher de sopa rasa de geleia de frutas sem açúcar (100% fruta) ou pasta cremosa de tofu + 1 tigela de uvas verdes com 1 colher de sopa de aveia em flocos

O morango é fonte de antioxidantes e vitamina C, que fortalece o sistema imunológico da criança. A farinha de linhaça é fonte de ômega-3, gordura considerada primordial para o funcionamento do sistema nervoso central e para o processo de aprendizagem, fibras e minerais, como magnésio, ferro e zinco. O pão de mandioquinha é uma alternativa sem leite e queijo ao pão de queijo convencional, possuindo baixo teor de gorduras saturadas e sódio. Pela sua semelhança ao pão de queijo, tende a ser muito aceito pelas crianças.

café da manhã

OBS.: TODAS AS OPÇÕES PODEM SER CONSUMIDAS POR IDADES VARIADAS, DEVENDO-SE AJUSTAR AS QUANTIDADES E CONSISTÊNCIAS. A GRANOLA PODE SER CONSUMIDA A PARTIR DE 1,5 OU 2 ANOS, DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DA CRIANÇA.