Chá de Fraldas – O que colocar na lista de presentes e mais dicas

O momento do chá de fraldas é para comemorar a chegada do novo membro da família e aproveitar e ganhar vários presentinhos para o bebê.

Essa tarefa de fazer a lista de presentes do chá de fraldas é uma das tarefas mais difíceis, principalmente para mães de primeira viagem.

Você sabe a quantidade de fraldas de cada tamanho que deve pedir? Afinal de contas isso varia muito, pois depende do peso do bebê. A ideia do chá de fralda é que os presentes sejam fraldas e no máximo alguns presentinhos de valores mais baixos junto com as fraldas, já no chá de bebê você pode pedir todo o enxoval, mas faça como você achar melhor.

E nesse momento de fazer a lista, peça ajuda para parentes e amigas (que tenham filhos) e pesquise na internet.

Dicas sobre o chá de fraldas:

  • Primeiro o bom é você fazer o chá de fraldas perto do 7º e 8º mês de gestação.
  • Geralmente o chá de fraldas é organizado por alguma amiga íntima ou familiar. Assim a futura mamãe pode relaxar nesse momento e aproveitar o chá de fraldas.
  • A lista de presentes ideal não pode deixar de fora os itens básicos, principalmente os itens de higiene, acessórios para alimentação e até roupinhas básicas, como body, macacão e meias.
  • Ao pedir roupinhas de bebê, não esqueça de pedir a roupa, no tamanho certo de acordo com a estação do ano. Por exemplo, se seu bebê for nascer no inverno peça mais bodys manga longa de tamanho RN/P.
  • Ainda em relação a roupas, mantas e afins, você pode colocar na lista as cores que tem preferência.
  • Para as fraldas peça marcas de qualidade e peça fraldas de todos os tamanho, afinal de contas seu bebê vai crescer. E quanto mais fraldas você tiver melhor.
  • Entregue os convites com 01 mês de antecedência, para as pessoas terem tempo se preparar para o chá de fraldas.

Tipos de chás de fraldas e suas listas de presentes:

  • Chá de fraldas básico, onde se pede fraldas e alguns presentes, a lista fica com a responsável pelo chá, que mostra pessoalmente, por email, ou por telefone aos convidados.
  • Chá de fraldas beneficente, para as mães com boa situação financeira que abrem mãos dos presentinhos mas querem ter a festa igual. Os presentes podem ser lata de leite em pó, fraldas e outros itens de higiene, entre em contato com a instituição que pretende doar e veja o que estão precisando.
  • Lista de presentes de chá de fraldas em lojas, várias lojas físicas e online já disponibilizam esse serviço, funciona como as listas de presentes de casamento, a mãe escolhe os produtos da lista e os convidados vão até a loja física/online adquirir o presente.
  • Outra opção é colocar o presente que deseja já no convite do chá de fraldas, mas lembre-se de escrever que é apenas uma sugestão, para o convidado não se sentir obrigado a dar aquele presente.

chá-de-fraldas

Dicas sobre fraldas descartáveis para pedir no chá de fraldas:

Para começar você precisa saber os tamanhos disponíveis:

Tamanho RN: até 4,5 kg
Tamanho P: de 5 a 8 kg
Tamanho M: de 6 a 11 kg
Tamanho G: de 9 a 14 kg

Depois a quantidade aproximada de fraldas que seu baby usará por dia:

Até 2 meses de vida: de 8 a 10 fraldas por dia
De 3 a 6 meses de vida: de 6 a 8 fraldas por dia
De 6 meses a 1 ano: 6 fraldas por dia
De 1 a 2 anos: 4 a 6 fraldas por dia

Agora segue uma ideia da quantidade de fraldas que seu bebê poderá usar, lembrando que isso varia conforme o peso do bebê.

  • 1º mês: 3 pacotes de 40 unidades cada, tamanho RN
  • 2º ao 4º mês: 10 pacotes de 56 unidades cada, tamanho P
  • 5º ao 10º mês: 24 pacotes de 48 unidades cada, tamanho M
  • 11º mês ao 22º mês: 30 pacotes de 40 unidades cada, tamanho G (mas lembre-se que se você pedir todas essas fraldas você pode ficar sem espaço na sua casa, se tiver que escolher peça todas até a M e menos da G).

chá-de-fraldas-o-que-pedirDicas de produtos para lista de chá de fraldas.

Lista de presentes do chá de fraldas:

Lembrando que essa lista é apenas um guia, você pode fazer a lista com os produtos que desejar:

Higiene e Bem-Estar:

  • barras de sabonete neutro
  • saboneteira
  • shampoo para bebê
  • óleo para bebê, para começar, faça massagem no seu bebê, o toque é nossa primeira linguagem. O toque delicado e carinhoso pode ajudar os bebezinhos a crescer mais fortes e a sentir menos ansiedade. A massagem serve para: Acalmar o bebê e diminuir o choro, auxiliar a digestão e ajudar a aliviar cólicas, gases e constipação, ajudar o bebê a dormir mais profundamente e por mais tempo, aliviar a congestão nasal, ajudar a desenvolver um bom tônus muscular, coordenação e elasticidade, aumentar a conscientização corporal, ajudar a acalmar e relaxar tanto para os pais quanto para o bebê… Portanto, compre óleo de massagem próprio para bebês!
  • toalha de banho com capuz, após o banho do seu bebê use toalhas macias para secar a pele delicada do seu filho. As toalhas com capuz deixam os bebês mais aquecidos após o banho, mas toalhas fralda são super macias e possuem maior absorção. Existem vários tipos de tolhas, das finas até as bem fofas, lisas, com estampas ou até mesmo com orelhas naqueles modelos que possuem capuz. É só procurar e comprar umas toalhas bem lindas para o momento do banho!
  • escova de cabelo, alguns bebês nascem carecas, mas outros já nascem com muitos cabelos, então é melhor garantir e ter um kit de escova e pente de cabelo para seu bebê, que mesmo que nasça careca, o cabelo vai crescer e logo logo você vai precisar começar a penteá-lo. Compre um kit próprio para bebê.
  • caixas de cotonetes
  • creme para prevenção de assaduras, todo bebê tem assadura? Não… O que é a assadura? A assadura deixa a pele vermelha, levemente inchada e pode evoluir para bolhas e feridas… causando assim um maior desconforto no bebê. Como prevenir a assadura? Além de manter o bebê limpo e seco, a dica é que a cada troca de fralda, mesmo o bebê não estando com assadura, passe a pomada para assadura, sempre. Mas lembre-se de usar apenas uma fina camada de pomada, para não acontecer o efeito contrário.
  • termômetro, básico, você tem que ter um termômetro em casa, nunca se sabe quando o bebê pode ter febre. Existem alguns tipos de termômetro, o tradicional de mercúrio, digital, de ouvido, infravermelho e outros. Pesquise na internet opiniões sobre os termômetro e compre um. Se mesmo assim ficar dúvida, compre o tradicional, simples de achar e barato.
  • bolsa de água quente
  • esterilizador de mamadeira, para que um esterilizador de mamadeiras se você pretende amamentar exclusivamente no peito… mas que você precise sair e alguém precise dar a mamadeira para seu bebê, vá que você tenha algum problema durante o período da amamentação e não consiga amamentar… aí você vai precisar comprar mamadeiras e também um esterilizador para elas, pode ser elétrico ou de microondas…  Precisa esterilizar? Sim, as mamadeiras devem ser limpas e esterilizadas para evitar a proliferação de bactérias que podem contaminar seu bebê. Lavar só com água quente não é o suficiente, você precisa esterilizar as mamadeiras. Você pode usar o velho método de esterilizar no fogão sim, é só ferver a água por 5 minutos em uma panela, mergulhar as mamadeiras e bicos e deixar ferver por mais 5 minutos… Mas fazer isso no fogão é mais complicado, pois você esquecer a panela no fogão em meio a tantas outras coisas para fazer. Usando a de microondas ou a elétrica você não corre esse risco.
  • lenços umedecidos, algumas pessoas optam por usar lenços umedecidos apenas quando saem com o bebê, outras usam em todas as trocas de fraldas… para qualquer uma das opções os lenços umedecidos são muito práticos, existem lenços específicos para recém nascidos, que não possuem cheiro. Então é bom ter alguns pacotes em casa.

Para o quarto do bebê:

  • lençóis para berço, lençol com elástico é ótimo pois fica bem preso no colchão. 4 com elástico está bom, você vai precisar lavar de vez em quando, e também a fralda do bebê pode vazar, por isso é bom ter 4 para garantir que o bebê não fique sem lençol. Você pode comprar os kits que vem o lençol de cima, fronha de travesseiro e o lençol com elástico, mas o que você vai realmente usar é o lençol com elástico, por isso aconselho a comprar só o com elástico.
  • cabides
  • manta, leve uma manta para manter seu bebê aquecido, tanto no hospital, apesar deles fornecerem uma coberta, mas também e principalmente para usar na hora da saída da maternidade!
  • moisés, o moisés é uma cestinha onde o bebê fica totalmente deitado, diferente do bebê conforto, onde o bebê fica inclinado e também é menor que o berço, facilitando assim se você for deixar o bebê no seu quarto nos primeiros dias. Mas se você tem um carrinho de bebê que reclina bem, você pode deixar seu bebê dormindo ali, não só nos passeios, mas em casa mesmo, como se fosse um moisés.
  • berço, você já escolheu o modelo de berço para o quarto do seu bebê? Existe o moisés, o clássico berço americano, berço que vira cama, berço funcional e berços portáteis. Dicas básicas para a hora de comprar o berço: 1 – Se você for comprar berço com barras, estas devem ter espaçamento máximo de 6,5 centímetros de distância uma da outra. 2 – O colchão deve ser firme para não ceder sob o peso de bebê, recomenda-se densidade D18. 3 – É importante que o berço tenha altura regulável. 4 – O berço tem que ter certificação do Inmetro.
  • trocador, onde você trocar seu bebê? Trocador que encaixa no berço, na cômoda ou naquelas banheiras que já vem com trocador? São várias opções, você tem que pensar no espaço que você tem disponível para usar um trocar. Se não tem espaço para cômoda nem banheira no quarto, use um trocador que encaixa no berço. Se seu banheiro é grande pode usar a banheira com trocador lá mesmo. Se vai ter cômoda no quarto do bebê, faça dela um trocador, é só comprar um trocador avulso para usar em cima.
  • cadeira de balanço, esse é um item que algumas mães odeiam e outras amam… Toda mãe, principalmente de primeira viagem, quer ter o quarto completo do bebê, incluindo a cadeira de amamentação. Uma cadeira ou poltrona de amamentação costuma ser muito confortável, não precisa nem você estar amamentando para sentar nela e se sentir bem, são ótimas para a coluna e para manter uma boa postura durante a amamentação. Alguns modelos são cadeira de balanço outros não, encosto alto, encosto baixo, com apoio para os pés e por aí vai… Tudo depende se você tem espaço e dinheiro… Se não puder comprar, não se desespere, logo logo você vai se acostumar a amamentar em qualquer local da sua casa. Mas é assim… umas mães usam muito, outras pouco e outras nem compram a poltrona.
  • sofá ou poltrona
  • álbum

Alimentação/ Cuidados bucais:

  • chupeta com bico ortodôntico
  • babador, tenha vários babadores, isso mesmo, desde o nascimento do bebê… Muito antes de começarem as papinhas, seu bebê vai precisar usar babador. O bebê vai entrar na fase de simplesmente babar muito, e depois quando os dentinhos começarem a nascer vai babar mais ainda, então tenha vários. Existem vários modelos de babadores, e infinitas estampas, um modelo que tem agradado muito ultimamente é o modelo bandana, da foto, parece que o bebê está de lenço no pescoço e não com um simples babador, e possuem estampas lindas para combinar com as várias roupinhas do bebê. Alguns babadores, tem camadas impermeáveis, outros de fechamento com botões, outros de plástico (bom para quando começar as papinhas), alguns de amarrar, fechamento lateral e muitos outros… é só procurar! Invista em babadores!
  • mordedores de borracha
  • conjunto de pratos
  • copo com tampa, alças e bico
  • cadeirão
  • travesseiro para amamentação

Roupinhas e acessórios:

  • meias, mesmo você comprando macacão com pé, você deve colocar meia no bebê, para manter seus pezinhos bem quentinhos. Compre no mínimo seis pares de meias para recém-nascido e depois vá comprando mais conforme ele for crescendo.
  • bodies, body com certeza é a peça de roupa mais usada por bebês, então compre no mínimo 6 de cada tamanho até o M, se for verão compre mais desse modelo manga curta, e compre com estampas divertidas, coloridas, já que o bebê não vai usar nada por cima. Sobre o tecido de body, opte por bodies de algodão, que são mais macios, confortáveis e não agridem a pele do bebê.  A gola do body é outra coisa que você prestar atenção na hora de comprar. Evite golas muito pequenas, pois vai dificultar na hora de você tirar e vestir a peça. Opte pela gola que transpassa nos ombro (igual a da foto), com essa abertura maior é mais fácil trocar a roupinha do bebê.
  • pijamas
  • sapatinhos, sapatinhos não são essenciais, isso mesmo. Seu bebê ainda nem engatinha, não tem necessidade de usar sapatinho… Você pode usar meia e macacão com pé, vai manter os pés do seu bebê bem aquecidos! Mas se não estiver tão frio e você quiser colocar algo nos pés do bebê, você pode comprar as meias sapatilhas ou meias tênis, são uma graça!! Mas se quiser comprar sapatinhos mesmo, compre, existe vários modelos lindos!
  • calças, culote ou calça de usar por baixo, é algo que você vai usar muito no seu bebê no inverno, por baixo do macacão. Pode ser com pé ou sem, já que por cima vai o macacão (preferência por macacão com pé). Como essa calça vai por baixo de outra roupa, você pode comprar modelos simples, sem desenhos.
  • gorrinhos / touquinhas, principalmente se seu bebê nascer no inverno, invista em gorrinhos… além dos macacões com capuz que também são ótimos para as saídas com o bebê! Não esqueça dos gorrinhos!

Itens opcionais:

  • colônia para bebê, não são essenciais, mas que o cheirinho é bom é! Use no bebê apenas perfumes e colônias próprias para bebês pois eles possuem fórmulas especialmente desenvolvidas para perfumar com uma fragrância suave e sem agredir a pele.  Lembrando que o perfume ou colônia não pode conter álcool na sua composição. E o ideal é que os perfumes de bebês sejam hipoalergênicos, isto é, que ofereçam o mínimo risco de alergias para bebês.
  • aspirador nasal, ele está na lista de itens não essenciais, mas assim que seu bebê começar a ficar com o nariz entupido, compre. Existem vários modelos no mercado, desde o famoso formato pera, por sucção e até elétrico. Eles servem para desobstrução nasal de bebês e crianças.
  • massageador de gengiva
  • lixeira com pedal
  • cesta ou bandeja para organizar os artigos de troca de fralda
  • cesto para roupa suja
  • jogo de lençol para berço
  • travesseiro
  • saia de berço
  • forro impermeável para colchão
  • jogo de lençol para carrinho
  • jogo de potes para armazenar leite materno
  • jogo de potes para congelar papinha
  • jogo de pratos infantis
  • jogo de talheres infantis
  • espremedor de laranja
  • peneira pequena
  • peneira grande
  • garrafa térmica
  • mamadeira para leite
  • mamadeira para suco
  • mamadeira para água
  • escova para limpeza de mamadeira

Quais os itens mais importantes dessa lista de chá de fraldas?

Na realidade vários itens da lista são importantes e necessários, mais eu selecionei 4 que serão usados diariamente.

  • fraldas, peça muitas, assim você não ficar se preocupando em ter que ir no mercado comprar logo que seu baby nascer e nem vai ficar gastando muito.
  • lenços umedecidos, eu tentei usar algodão para limpar a baby no início, mas desisti e passei a usar os lenços umedecidos, são muito mais práticos!
  • shampoo para bebê, eu indico pedir aqueles que são para cabelo e corpo, muito mais prático, principalmente para mãe de primeira viagem ou que vá dar banho sozinha no bebê, não precisa preocupar em pegar shampoo e depois mais o sabonete, vai tudo de uma vez só.
  • pomadas para prevenção de assadura, peça algumas, eu uso em todas as trocas da Isabela, todas, desde sempre e ela nunca teve assadura.

Não esqueça das músicas para colocar no seu chá de bebê:

Nessa playlist você vai encontrar várias músicas que falem do universo materno, do amor da mãe pelos filhos, de fases da infância e de clássicos que lembrem o universo infantil.

Confira agora, são 45 músicas em 2h33min! Boa festa!

Aproveite e confira esse vídeo com dicas para o seu chá de fraldas:

Aproveite e confira esse vídeo com dicas para fazer um lindo chá de bebê barato:

22 comentários em “Chá de Fraldas – O que colocar na lista de presentes e mais dicas”

  1. Cada vez mais os chás de bebês estão ficando mais sofisticados e é claro, muito mais lindos! Tem aqueles que fazem questão de ser uma festa e ter tudo do bom e melhor para quem vai participar deste momento mágico que antecede a chegada de mais um anjo a Terra! E também tem as mais simples. Estas eu sempre levo o que realmente a mamãe irá usar mais que foi o que você citou acima que são as fraldas, lenços, pomadas, shampoos e sabonetes! O que importa é comemorar e proporcionar o momento muito especial para a futura mamãe! Bkokas, Gi!

  2. Aqui fizemos chá de fraldas e adoramos! Prefiro fraldas do que chá de Bebê!
    Adorei o post muito completo!
    bjinho

  3. Nossa, dá muito trabalho né? Mais é uma delicia! Eu estava muito inchada no meu, por isso passei a maior parte do tempo sentada, mas curti bastante e foi bom passar a tarde junto com minhas amigas e familiares!
    Adorei as suas dicas, realmente coisas úteis e imprescindíveis!
    Beijokas

  4. Eu não fiz da minha primeira, mas se engravidar outra vez farei com certeza.
    Já vou guardar as dicas, irão ser muito úteis!
    Bjs

  5. Adorei todas as dicas!
    Aqui optei pelas fraldas e lenço umedecidos o restante do enxoval comprei do meu jeito, achei melhor assim.
    bjs

  6. Adorei as dicas …
    Mae de primeira viagem minha melhor opcao e a internet
    entao com essas super dicas mim ajudou 100% muito obrigada
    espero que ajude outras futuras mamaes tbm …Beijos…

  7. Adorei As Dicas .
    Sou mãe de primeira viajem , aí fica mais difícil rs’ mais essas dicas me ajudaram muito

  8. Boa tarde!
    Meninas estou organizando um cha de fralda para uma amiga minha e vamos presentea-la com uma cesta de kits higiene para o bebê, mais não sei como escrever o convite! Alguem pode me dar uma ideia?
    Obrigada

  9. Estou pensando em fazer uma feijoada no meu cha d fraldas pois eu quero convidar os amigos do meu esposo.. É claro q tbm fazer uns bolos lanches e bebidas. . Mas ai oq vcs acha da ideia???

  10. Amei as dicas, sou mamãe de primeira viajem e me surpreendi com esse site, encontrei tudo o q precisava, obrigada *-*

Os comentários estão encerrado.

close