Como decorar uma mesa provençal e mais dicas para o tema provençal

Quando você pensa em festa infantil a primeira coisa que você pensa é na decoração (pelo menos na maioria dos casos…), a decoração é uma preocupação das mães no geral quando vão organizar a festa dos seus filhos, pois hoje em dia qualquer festinha mesmo nos fundos de casa, tem que ter decoração, seja ela comprada pronta, contratada, ou feita por você mesma, não importa, sempre tem uma decoraçãozinha para ficar bonito nas fotos, na era das redes sociais, as fotos se tornaram registros muito importantes.

Em uma infinidade de estilos e opções no mercado de hoje em dia, se destaca a decoração provençal, é uma decoração de base neutra, cores claras, sóbrias, com detalhes harmônicos, o colorido fica por conta dos enfeite e flores. Por isso ela é considerada uma decoração coringa, porque ela se adapta a qualquer tema, seja de menino ou de menina, seja infantil, adolescente ou adulto, ela é uma decoração que cai bem em tudo.

Mas afinal aonde surgiu o estilo provençal que tanto ouvimos falar hoje em dia? Ele tem origem na cidade de Provença, no sul da França, onde seus habitantes preservam o estilo de vida campestre, romântico, delicado, a utilização de móveis rústicos, peças em tons claros e flores para adornar. Um estilo mais rústico mas ao mesmo tempo sofisticado, delicado e romântico.

As cores utilizadas são claras como branco, off-white, são suaves trazendo leveza ao ambiente.

Dicas para festa com estilo provençal. Imagem: eunenem

Os móveis são rústicos, possuem curvas, contornos e detalhes de estilo clássico provençal.

Mesa provençal. Imagem: catchmyparty

O ambiente é organizado de forma harmônica, cada coisa no seu lugar, visualmente tudo é bem distribuído.

mesa provençal
Organização da mesa provençal. Imagem: overthemoonevents

O bolo e os doces podem fazer parte da decoração da mesa e ajudam a compor o visual.

Mesa de doces. Imagem: kikidsparty

As flores também são bem-vindas, de várias cores e tamanhos diferentes, elas são delicadas e estão sempre em harmonia com o restante da decoração. 

Flores na decoração da mesa. Imagem: amaislindafesta

A mesa provençal e/ou aparadores provençais podem ser usados sem toalhas, expondo a própria madeira, dando um tom bem rústico à decoração.

mesa provencal
Como usa mesa provençal. Imagem: receberecelebrar 

E, por fim, o conjunto todo acaba em uma decoração perfeita!! Com um toque rústico e, ao mesmo tempo, romântico, harmonioso. Aquela decoração que quando você vê, ela não é poluída, não é cheia de um monte de coisa, que você nem sabe mais do que se trata a decoração em si, de tanta coisa que tem na mesa principal.

É uma decoração que pode ter muitos ou poucos elementos, e mesmo tendo muitos, eles não competem entre si, mas se equilibram, mantendo a harmonia.


Aproveite e confira:


Algumas ideias bacanas que você pode incorporar na sua festa com estilo provençal:

Uma cômoda, criado-mudo, aparador, mesa provençal que você tenha em casa, fica muito charmoso e dá história, uma conexão familiar com a sua festa. Eles podem ser usados com o sem toalha, embora seria legal mostrar a peça de madeira em si, aquele tom mais rústico mesmo, assim a própria madeira compõem a decoração.

No estilo provençal, as flores são grandes aliadas, você não precisa investir em tantos elementos de decoração, você pode ganhar bastante espaço com as flores enfeitando a mesa principal ou os centros das mesas dos convidados, opte pelas cores claras e discretas se você terá outros elementos de decoração, se a decoração em si ficará por conta das flores então você pode ousar um pouco mais e usar cores mais vivas, com tons mais alegres. Elas podem ser colocadas dentro de cachepô de madeira, vasos de flores, garrafinhas de vidro ou dentro de itens de porcelana (ficam lindos).

Itens provençais, como louças de família ficam lindos incorporados na decoração. Você pode usá-los literalmente na festa para servir as comidas e bebidas aos convidados, ou pode usar os itens na decoração, por exemplo: Um bule pode virar um vaso de flores, ou uma xícara pode virar um cachepô, taças podem conter velas dentro, etc.

Pendentes de folhagem ou de flores ficam lindos, combinando com o tom rústico do estilo provençal. Podem ser feitos com letras de madeira ou com bambolê, isso mesmo bambolê, encapado com fita ou tecido, ou pintando com tinta, e depois incorporado a ele às flores, fica muito delicado e bonito.

mesa provençal
Usando bambolê na decoração da festa infantil. Imagem: eunenem

Molduras de quadros vazadas, com detalhes simples ou todo trabalhados, ficam lindos na decoração! Podem ser usados como pendentes atrás da mesa, vazios (que por si só já chamam atenção pela beleza deles) ou contendo no meio a letra principal do nome do aniversariante, ou apenas um ramo de flores. Também podem ser usados na mesa com fotos penduradas. Espelhos com molduras em estilo provençal dão um ar mais sofisticado para a festa.

Os doces e bolos que irão compor a decoração podem ser servidos em pratos de porcelana branca ou de tons claros, podem ser colocados em utensílios de madeira, como bandejas; para o porta-bolo você pode usar aqueles banquinhos baixinhos que as crianças usam para sentar de madeira, fica um charme. Até maletas antigas podem ser usadas como suporte para os doces.

A decoração em estilo provençal aceita nela elementos diversos, que fogem do convencional e dão um charme a mais para a festa, tornando ela além de mais aconchegante, mais personalizada, única, com o seu próprio estilo, fugindo das festas tradicionais.

close