Como escolher a maternidade para o nascimento do meu filho?

Hoje temos participação da Isabela Forni, médica, residente em Pediatria pela USP-SP, apaixonada pelo seu trabalho e pelo mundo infantil, não se imagina em outra profissão além da pediatria. Criadora e autora do blog Eludicar, com orientações para uma infância saudável, lúdica e feliz. Confira suas dicas!

No post anterior falei acerca da escolha do pediatra, hoje irei falar sobre a escolha da maternidade.

A escolha do local do nascimento é um ponto muito importante e deve envolver um planejamento criterioso, ponderando todos os prós e contras do local. Apesar de muitas maternidades terem uma “hotelaria” de primeira, com diversos atrativos, o mais importante na hora da decisāo é a questāo médica e infraestrura do local.

Da mesma forma que nāo devemos deixar a escolha do pediatra para o final da gestação o mesmo vale para a maternidade, portanto programe-se já ter definido por volta do quinto mês de gestação.

Para ajudar na escolha siga esse roteiro:

Converse com seu obstetra: Procure saber quais maternidades ele trabalha, sua disponibilidade, opiniāo e preferência. Esse é o grande primeiro passo na decisāo. Caso tenha diversas opções, se aprofunde em uma conversa para entender os pontos positivos e negativos de cada local sugerido.

Verifique com seu plano de saúde: Importante saber se ele cobre as maternidades sugeridas. Verifique o que está ou nāo incluso na cobertura. (ex: UTI neonatal, UTI adulto, internaçāo prolongada, vacinas, testes neonatais, etc.)

Visite as maternidades selecionadas:

Nāo se limite apenas às informações de internet ou boca a boca (apesar de também ser um ótimo meio de informaçāo), vá até o local e sinta o ambiente, os profissionais, as acomodações, etc. A maioria das maternidades possuem agenda para realizar visitas. E mesmo que você adore a primeira maternidade que visitar, nāo deixe de ver as outras opções para nāo correr o risco de tomar decisões precipitadas. 

Cheque por certificados de qualidade da maternidade: Existem orgāos nacionais e internacionais que emitem certificados acerca do atendimento (Ex: Joint Comission International e a Organizaçāo Nacional de Acreditaçāo – ONA), sendo portanto um bom indicativo.

Verifique a assistência da maternidade: Como por exemplo

  • Existe UTI neonatal e UTI adulta? Importante e altamente recomendável a existência de ambos.
  • A equipe é multiprofissional?
  • Existe obstetras, anestesiologistas e neonatologistas de plantāo 24hrs todos os dias da semana?
  • Caso seja necessário, teria acesso fácil a cirurgiāo, clínico e ultrassonografista?
  • No local existe banco de sangue? Laboratório clínico? Setor de medicina de imagem? Setor de medicina fetal?
  • Como é a tecnologia da maternidade? Como sāo os aparelhos, ventiladores e incubadoras? 

Verifique a segurança da maternidade: Questione acerca da segurança da entrada e saída de visitantes, bem como a segurança da identificação e monitorização dos recém nascidos.

Verifique a humanizaçāo do parto:

– Alojamento conjunto: Um grande ponto a ser considerado, ou seja, se o bebê pode ficar o tempo todo no quarto da māe ao invés de ficar no berçario. Esse sistema já demonstrou trazer diversas vantagens, tanto a māe quanto ao bebê.

  • Horários de visita: Caso o bebê tenha que ser internado, verifique se existe restrições de horário para visitas e acompanhantes, o ideal é que nāo tenha restrições para os responsáveis.
  • Quartos/equipamentos específicos para parto vaginal: Muitas maternidades possuem quartos projetados para proporcionar um maior conforto caso o parto seja vaginal, sendo mais espaçosos e com equipamentos específicos (banheira, bola suíça, cadeira de parto, etc..)
  • Amamentaçāo na primeira hora de vida: Tāo importante quanto o resto, verifique se a maternidade estimula essa prá Além disso questione acerca de grupo de apoio a amamentaçāo e a existência de uma lactário ou banco de leite no local.
  • Curso para gestantes e de parto: Muito importante e útil, dāo bastante segurança aos pais e deixam essa fase muito mais gostosa, sanando todas as dúvidas que possam surgir.
  • Doula: Atualmente existe um trabalho muito bonito de uniāo entre doulas e a equipe médica, no entanto verifique se sua Doula será bem vinda ao local e a relação com as equipes.

Verifique acerca do conforto da maternidade: Apesar de nāo ser o mais importante, ter seu filho em um ambiente agradável e confortável também faz diferença. Portanto observe tanto as acomodações, quanto refeição e serviços extras.

  • Como é o quarto? Possui opções de quarto privativo? Possui cofre? Frigobar? Ante sala para acompanhantes? Banheiro privativo? Cadeira específica para amamentaçāo?
  • Os ambientes da maternidade parecem limpos e bem cuidados?
  • Serviços extras:

– Serviço de fotografia e video: Maternidades hoje ja oferecem esse servico, verifique a disponibilidade caso queira contratar outras pessoas alem das credenciadas.

– Cartorio: para realizar já toda a papelada de certidāo e etc.

– Exames de triagem neonatal: Teste do pezinho, coracaozinho, linguinha, olhinho.

– Vacinas: O local fornece Hepatite B e BCG?

 

Bom, acredito que com esse roteirinho já ajuda bastante para nortear a decisāo.

 

Espero ter ajudado e boa escolha =)

close