Dicas de como ter sucesso na escolha de uma babá

dicas para escolher uma babá
Imagem: babysits

Quando nasce um filho, nasce também uma mãe. Já dizia o velho ditado. Muitas vezes, porém, essa mãe esquece que antes de mais nada ela é uma mulher, e que precisa de tempo também para ela. Nós mulheres não podemos nos negligenciar, precisamos de um tempo para cuidarmos da nossa carreira, do nosso casamento e também de nossa saúde, afinal sem saúde não poderemos cuidar de nossos filhos. 

Eu sei que é difícil encontrar tempo para dar conta de tantos papeis, mas é importante que uma lista de prioridades seja feita a cada dia, para que a rotina não nos consuma e deixemos de fazer coisas importantes. 

Uma das formas de conseguir um tempo é deixando nossos filhos com alguém no período em que precisamos estar fora de casa. A família muitas vezes é a opção mais acertada, já que podemos confiar em deixá-los com os avós, os tios ou primos. Porém, isso nem sempre é possível, seja pela falta de tempo dos próprios familiares, seja pela distância, tanto entre cidades quanto dentro da própria cidade. E assim nos vemos de mãos atadas, com medo de deixar nossos filhos com uma estranha, a famigerada babá.

dicas para escolher uma babá
O que você precisa saber para contratar uma babá?

O processo de procura e seleção de uma babá de confiança pode ser muito desafiador e estressante. O nosso primeiro instinto é pedir indicações de amigos e amigos de amigos, pois eles já as conhecerão e poderão transmitir a confiança que tanto buscamos. Porém, muitas vezes isso também não é uma opção. A maioria das babás que são realmente boas e que as pessoas de nosso círculo de amizade conhecem já estão empregadas. 

Mas calma gente! Existe muita gente boa por aí. Na verdade, o mundo tem muito mais pessoas boas do que pessoas ruins, nós só não temos a oportunidade de conhecê-las todos os dias, ou temos a impressão de que o mundo é um lugar cheio de pessoas perigosas, devido a tantas notícias ruins que vemos todos os dias. Elas existem, mas tenho certeza que não são a maioria.

Então, quando a opção que temos é realmente contratar uma babá que não conhecemos ou não temos referência de pessoas próximas, devemos tomar algumas precauções e saber onde procurá-las. 

É para isso que surgiu a Babysits. A Babysits é uma plataforma online que visa conectar pais e babás e criar uma comunidade de confiança, por meio de avaliações e referências dentro site.

como contratar uma babá
Babysits – plataforma de busca por babás.

Esta plataforma veio para simplificar a busca por uma babá e reduzir o estresse deste momento de deixar os filhos com outras pessoas. No site, as babás colocam suas experiências e qualificações. Elas também podem colocar referências de trabalhos anteriores, conectar a conta com sua rede social e fazer um vídeo de perfil. Assim, fica mais fácil para os pais conhecerem um pouco melhor a babá, antes de resolverem entrar em contato com ela.

Vamos dar algumas dicas para ter sucesso na escolha de uma babá:

1. Procure por babás que tenham uma referência.

Isso te transmitirá mais segurança e poderá atestar para a experiência da mesma. Caso goste de alguma babá que não tenha referências, não a descarte de primeira, dê uma chance para conhecê-la, e pode ser que encontre um tesouro perdido.

2. Marque um encontro pessoalmente.

Assim que decidir por alguma babá específica, marque um encontro pessoalmente, de preferência em um local público e sem as crianças. É melhor que você conheça a pessoa primeiro antes de apresentá-la para seus filhos, vai que o santo não bate, não é?

3. Tenha uma boa conversa com a babá.

Manter uma boa comunicação com a babá é algo crucial para que esta relação seja fluida e de confiança. Leva-a para conhecer o seu filho antes de começar o trabalho oficialmente e estabeleça as regras da casa que devem ser seguidas. É muito importante esclarecer todas essas questões antes do início do trabalho para que não haja mal entendidos mais na frente. A babá também deve falar o que é importante para ela no ambiente de trabalho, e assim, uma relação de trabalho/confiança pode começar.

4. Esta é a dica mais importante: Siga o seu coração.

Ouça a opinião de outras pessoas a respeito de suas candidatas, mas o seu coração de mãe é que irá te guiar para fazer a melhor escolha para a sua família.

Não importa qual seja o motivo para contratar uma babá, é muito importante escolher alguém de confiança, pois estamos colocando nossos bens mais preciosos sob seus cuidados. Muitos pais já aderiram à Babysits e estão conseguindo encontrar ótimas babás por meio da plataforma. Você já teve problemas para encontrar uma babá? Então, confere lá a plataforma e depois nos conta como foi a sua experiência! 


Confira também: