Dicas para organizar quarto infantil – para ajudar no seu dia a dia

Na onda da Marie Kondo, a organização está em alta, e não é qualquer organização, é aquela organização que implica em desapego, isso sim é organização. Porque colocar um monte de coisas que não usamos e não são mais úteis em caixas organizadoras pode ter um falso sentido de organização mas na verdade isso é acumular coisas, pode ser difícil ouvir mas a verdade é que ao longo da nossa vida acumulamos muitas coisas, com as mais diversas desculpas, por apego a uma memória, por sentimentalismo, por achar que um dia vamos usar, com a falsa ideias de quem guarda sempre tem, pela sensação de segurança, enfim, com absoluta certeza podemos viver muito bem com muito menos do que temos.

E em se tratando de crianças então nem se fala, é incrível como os brinquedos brotam do chão, isso mesmo, eles brotam de lugares escondidos que a gente nem imagina que existam, podemos não comprar muito para nós, mas se temos filhos, compensamos neles, não é verdade?!

Sem falar que geralmente as crianças ganham muitas coisas de avós, amigos, tios, dindos e as coisas acabam se multiplicam consideravelmente.

E daí quando vemos estamos com os armários lotados de coisas, que nem lembramos mais que existem e por isso sequer notamos sua falta no nosso dia a dia, as crianças com tantos brinquedos acabam perdendo rapidamente o interesse por tudo, e é nessa hora que nos damos conta de que algo precisa mudar.

Então vamos ao trabalho?!

Dicas para organizar quarto infantil:

Desapego

Primeiro passo para a verdadeira organização,D-E-S-A-P-E-G-U-E !!! Chame seus filhos para participar desse momento, e peça que eles lhe auxiliem em separar as coisas que mais usam, as que menos usam, as que nunca usaram, separar as roupas que precisam de conserto, das que podem ser doadas, bem como os brinquedos, separar os que vão fora, os que precisam de conserto, os que serão doados. Estimule seus filhos a separarem brinquedos, roupas, sapatos, etc para serem doados, é uma bela lição que aprendemos cedo e praticamos pelo resto da vida.

Após o momento de desapego, agora o que ficou precisa ter um destino, afinal cada coisa tem que ter seu lugar. Então separei algumas dicas bacanas de como organizar melhor o quarto dos seus filhos.


Aproveite e confira:


Caixas Organizadoras

São ótimas porque são funcionais, tem as opções transparente e coloridas, a opção transparente é boa porque a criança pode ver o que tem dentro, então você pode separar os itens por categorias que irão ajudar a criança a achar o que precisa sozinha. Se optar pelas coloridas é importante que etiquete as caixas para melhor identificar o que tem dentro, sem precisar ficar abrindo cada uma quando precisar achar alguma coisa.

As caixas organizadoras tem um preço acessível, geralmente vendem em bazares ou supermercados, mas existem outras opções além das caixas organizadoras compradas, você pode fazer as suas próprias, basta pegar caixas de papelão no supermercado, que sejam do mesmo tamanho e encapar todas com papel ou tecido, de preferência com a mesma cor para ficar harmonioso, depois etiquete, vai ficar bonito, clean e organizado, com um custo baixíssimo.

Livros

Os livros devem ficar de fácil acesso da criança para que ela não precise lhe pedir um livro quando quiser ler, assim estimulando a leitura e a autonomia da criança. Para guardar os livros caso você não tenha espaço para uma estante, você pode fazer um suporte na parede de madeira e colocar os livros a disposição, ou um caixote de feira no chão repaginado pode servir de guarda livros. Ou ainda uma cestinha, pendurada na parede para colocar os livros dentro, otimizando espaço, lembre de sempre deixar na altura de acesso a criança.

Itens escolares

Use potes de vidros, latas de alumínio, potes plásticos repaginados (encapados com papel, tecido, EVA, ou pintados com tinta), vão ficar lindos e utéis para guardar giz de cera, lápis de cor, canetinha, tesoura, cola, durex, etc. Você pode selecionar alguns itens para ficar ao acesso da criança, e outros podem ficar guardados e você vai disponibilizando conforme a necessidade. Se você não tem mesinha no quarto para deixar os itens encima da mesa organizados em potinhos, pode colocar eles pendurados na parede, ocupando menos espaço.

Bolsas, fantasias

Para a criança deixar a imaginação a solta, é legal ter eles ao alcance das mãozinha das crianças, para isso você pode usar ganchinhos para colocar as bolsas e fantasias de forma organizada, atrás da porta ou em algum outro espaço pelo quarto que fique funcional para a criança e para você.

Roupas

As roupas podem ser separadas por estação, caso em sua região tenha estações mais bem definidas, como calor e frio, as roupas que serão usadas ficam a disposição no guarda-roupa as que não serão usadas pelos próximos meses podem ser guardadas em sacos à vácuo, que vendem nos supermercados, elas são econômicas e como utilizam o sistema a vácuo (que você faz com o próprio aspirador de pó), elas ajudam a otimizar o espaço, pois ficam compactas e assim fáceis de guardar além de proteger as roupas de traças, mofo, etc.

Se você tiver gavetas a disposição, as roupas podem ser dobradas em rolos e colocadas nas gavetas, como no caso de camisetas, pois ficam mais visíveis para o uso, lembrem: muitas vezes aquilo que não vemos acaba que não usamos. Vestidos, casacos podem ser colocados em cabides pois se tornam mais visíveis e evita que amassem com mais facilidade.

Para os itens como calcinha, cueca, meias etc, se você tiver gavetas pode usar caixas de sapato dentro das gavetas para separar os itens. Caso não tenha gavetas disponíveis, use sacos organizadores que ficam pendurados no cabideiro para guardar as peças de mesmo tipo.

Sapatos

Da mesma forma que as roupas, separe os sapatos por prioridade de uso, ou seja, os que serão usados nos próximos meses ficam disponíveis e os que não serão usados, podem ser guardados juntos dentro de uma caixa organizadora, ou um saco bem vedado, para serem usados na próxima estação.

Os sapatos que ficaram disponíveis para serem usados não precisam ficar dentro de caixas de sapato, pois elas ocupam muito espaço, para os sapatos que precisam ser melhor guardados para evitar bolor ou poeira como os itens de camurça, nesses casos opte por saquinhos específicos de sapato, pois eles são de um tecido que permite que os sapatos “respirem” mas ao mesmo tempo impedem a entrada de poeira, insetos, etc e o melhor é que eles ocupam menos espaço e podem ser melhor acomodados dentro do guarda-roupa. Os sapatos também podem ser colocados dentro de caixas organizadoras de plástico, ou tecido dentro do guarda-roupa ou embaixo da cama, otimizando o espaço e deixando o ambiente mais organizado.

Gostou dessas dicas para organizar quarto infantil? Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe suas dicas para organizar quarto infantil nos comentários!

close