Dicas valiosas para aliviar a dor do parto.

Não tem jeito, assim como um filho nunca é igual ao outro, o trabalho de parto também não é. E isso vale até mesmo para a mesma mulher. Em um parto, ela pode não sentir quase nada, e no outro ter mais dores. Nesse sentido, também precisamos concordar que existe uma diferença enorme entre “aliviar” e “acabar” com a dor.

E é justamente nesta diferença que vale a pena investir um pouquinho de atenção, pois a dor do parto normal faz parte do processo, mas ela pode ser aliviada e ainda assim, fazer com este momento seja muito intenso e cheio de amor.

Então, não vamos falar aqui de anestesia, vamos falar de preparo emocional! Conheça agora dicas valiosas para aliviar suas dores do parto.

Faça seu Plano de Parto

Fazer o Plano de parto tem duas grandes vantagens. A primeira é que você terá que se interar de todo o assunto que envolve o parto, e conhecimento é poder! A segunda vantagem está relacionada a criação de uma situação modelo de como você espera que seja seu parto. Em outras palavras, quando você planeja para que tudo dê certo (o que você vai descrever no Plano de parto), está diminuindo a ansiedade para o momento.

E para te ajudar, sugiro a leitura do post “Quando cortar o cordão umbilical?” Ele fez muito sucesso com as mães que visitam o blog e estão neste momento.

Relaxe o máximo possível

Quando suas contrações começarem, sempre que houver um intervalo, não pense na dor que estava sentindo nem se ela será maior da próxima vez. Isso aumentará a tensão, e por consequência a dor. É o que explicamos para nossos filhos sempre que eles precisam tomar uma vacina. Com o músculo tenso, dói mais. Então, relaxe.

Troque de posição sempre que possível

Uma doula fará essa sugestão para você se tiver contratado uma. Se puder ficar de pé e caminhar um pouco, isso contribuirá inclusive para a gravidade atuar no parto.

Música para acalmar ou agitar

A música tem seu lado terapêutico, use à seu favor. Se puder escutar uma música ambiente ou no fone de ouvido, faça isso. Se não puder, cante! Isso inclusive impedirá que você grite de forma assustadora. Ao invés disso, poderá gritar os refrões da sua música preferida!

Exemplo: Quando eu estou aqui, VI-VEN-DOOOO ESSEEEEEE MO-MEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEN-TOOOOOO LIIIIIIIIIN-DO!

parto roberto carlos

Um acompanhante pró-ativo

Não basta ser pai, tem que participar. E pode não ser pai também, mas tem que ajudar, fazer força, massagem, cantar música, controlar a respiração junto com você e tudo mais que possa lhe tranquilizar. Tem que saber o plano de parto todo e estar preparado para tudo.

parto massagem

Água morna

Seja uma chuveirada, um banho de banheira ou apenas pequenas compressas. A água morna nesse momento tem um efeito muito grande. É preciso consultar o obstetra ou a parteira para saber se ela pode ser usada na etapa em que seu parto estiver, mas em geral, a água é liberada e é excelente.

Uma última dica é para que você tenha várias opções, e não só uma. Já falamos que neste momento é difícil lembrarmos de pequenos detalhes (como o que levar para a maternidade no grande dia! Leia esta lista inteligente do que levar para a maternidade e fique tranquila!), e também que nenhum parto é igual a outro. As vezes o que funcionou para sua amiga, não funcionará para você. Então, prepare-se!

 

 

close