Dor nas costas na gravidez: o que fazer para melhorar?

A dor nas costas na gravidez é uma condição bastante comum. Afinal, durante aproximadamente 40 semanas o nosso corpo passa por diversas transformações. O ganho de peso e as alterações hormonais podem fazer com que as mulheres experimentem algumas situações de desconforto.

Para aproveitar melhor esse momento mágico, existem algumas técnicas nas quais você pode investir. Assim, você diminui o desconforto e evita lesões mais sérias causadas pelas dores musculares.

Ficou curiosa?

Então vamos saber mais sobre as dores nas costas durante a gestação e como você pode prevenir a condição!

Por quê sentimos dor nas costas na gravidez?

Essa condição é tão comum que mais de dois terços das mulheres experienciam a dor durante este período. As dores nas costas são conhecidas como lombalgia. Apesar de acontecer com grande parte das mulheres, existem alguns fatores que aumentam as chances de sentir dor.

Se você já teve algum tipo de trauma pélvico, as chances de sofrer com a lombalgia são maiores. Da mesma forma, mulheres que apresentam a lombalgia crônica sentirão um desconforto maior durante a gestação.

Por último, o número de gestações pelas quais você já passou também pode influenciar significativamente a dor nas costas na gravidez.

Dor nas costas na gravidez
Dor nas costas na gravidez. Foto: Pexels

Caso você não se enquadre em nenhum dos grupos citados, existe a chance de que a dor seja causada pelo aumento de peso. Porém, no caso de desconforto muito forte, não deixe de consultar o seu médico para garantir condições seguras da gravidez.

Agora que você já sabe melhor o que é a dor nas costas, que tal conferir algumas dicas para diminuir a condição? Afinal, você provavelmente quer aproveitar esse momento da melhor forma possível.

Confira também:

Então, veja abaixo como diminuir a dor nas costas na gravidez:

Exercícios físicos

Exercícios na gravidez. Imagem: Camila Cury Pediatra

A prática de atividades físicas durante a gestação pode trazer inúmeros benefícios para você. Dentre eles, podemos citar a redução significativa na dor nas costas. Isso porque o exercício estimula os músculos e faz com que seja mais fácil carregar o peso extra.

E, falando em peso, essa prática também ajuda a evitar que você engorde muito durante a gravidez. Dessa forma, você ganha o peso recomendado e não precisa se preocupar muito com forçar os músculos.

Lembre-se, porém, de que é preciso ter acompanhamento de um profissional para a prática. Fazer exercícios físicos em excesso pode prejudicar a gravidez. Um especialista poderá indicar os melhores exercícios e a frequência que você treina para que você aproveite todos os benefícios.

Acupuntura

A acupuntura também é uma prática muito benéfica para diminuir a dor nas costas na gravidez. As agulhas podem encontrar pontos específicos de dor e aliviar a tensão nos músculos.

Encontrar um profissional especialista e começar o tratamento sempre com a mesma pessoa faz com que a prática seja ainda mais eficiente. Além de diminuir a dor nas costas, a acupuntura pode ajudar a aliviar tensões e estresse causados pelas situações do dia a dia.

Medicamentos

Também existem medicamentos que podem ajudar a lidar melhor com a dor. Porém, no caso da gestação, é preciso verificar toda a composição de um remédio para garantir que ele não oferece nenhum risco para a mamãe ou o bebê.

A melhor forma de encontrar os remédios certos para você é conversando com o seu médico. Além de conhecer o seu histórico, o profissional também acompanha a sua gestação e pode monitorar qualquer alteração significativa na gravidez.

Treinar a postura

Por último, é preciso garantir que o corpo se acostume com a gestação. Para isso, você precisa começar a treinar a postura tanto para andar, como para sentar e ficar de pé.

Com o tempo, será mais fácil identificar as posições mais confortáveis para você. Conte com a ajuda de banquinhos e placas de madeira para manter a coluna alinhada.

Viu só como pode ser fácil diminuir o desconforto? Lembre-se de que caso a dor seja muito forte, é preciso falar com o seu médico para ter a certeza de que está tudo bem com você e com o bebê.

No mais, siga as nossas dicas para diminuir a dor e começar a construir memórias incríveis durante este período!

Você ainda tem alguma dúvida sobre a dor nas costas na gravidez? Então entre em contato conosco! Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais.

close