Gravidez Semana a Semana – Semana 19

Agora já é bem fácil pensar no bebê como uma pessoa real, provavelmente você já sabe o sexo do bebê, ele já tem nome, e você já começou os preparativos na casa para a chegada do bebê!

Você está enxergando tudo embaçado?

A retenção de água na gravidez pode afetar os olhos. Tanto o cristalino como a córnea podem ficar espessados, aumentando o humor vítreo e causando pressão e visão embaçada.

Em geral, isso se resolve por si só, depois do nascimento. Exercitar-se para manter o fluido em movimento e evitar o uso de lentes de contato pode ajudar. Avise o médico ou o obstetra se tiver problemas de visão.

Gordura boa e ruim?

Nem toda gordura é ruim, muitas gorduras são saudáveis e como parte de uma dieta saudável para o coração, deveriam ser consumidas. O importante é saber escolher.

Gorduras insaturadas encontradas no azeite de oliva, óleo de canola e em frutas secas e abacates são boas para você e para o bebê.

Gorduras saturadas como as encontradas na manteiga e no leite integral, e gordura trans encontradas em muitos alimentos processados, devem ser pouco consumidas.

  • Quando temperar a salada ou cozinha use azeite de oliva ou óleo de canola.
  • Como carne branca, frutas secas e abacate!

Peso de mais…

Mulheres grávidas que comem demais, tendem a ter bebês maiores, o que pode tornar o parto mais difícil.

Também é provável que as mulheres grávidas com excesso de peso tenham complicações de saúde, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.

Seus filhos podem correr maior risco de saúde, mais tarde, tornando-se obesos e diabéticos.

Movimentos do bebê

Seja paciente, muitas mulheres começam a sentir os primeiros movimentos do bebê em torno da semana 18 a 20 de gestação ou até mais tarde. Algumas dicas que podem ajudar:

  • Para ter mais chances de sentir seu bebê se mexendo, pare e relaxe, se você ficar em movimento o dia todo pode não sentir o bebê se mexendo já que estava ocupada com outras coisas.
  • Ficar quieta pode fazer o bebê acordar, já que ele não estará sendo “embalado”.
  • Música alta, os bebês adoram música, isso pode estimular ele a responder.
  • Ficar deitada de lado, com a barriga amparada por travesseiros pode estimular o bebê a mudar de posição para se acomodar melhor.
  • Se tudo o mais falhar, tome uma bebida doce e bem gelada, pode ajudar.

Alimentação

Comer muitos alimentos ricos em vitamina E pode reduzir o risco de seu bebê desenvolver alergias, inclusive asma.

Pesquisadores acreditam que baixos níveis de vitamina E durante a gestação podem afetar de modo desfavorável o desenvolvimento dos pulmões ou o sistema imunológico do bebê. Para aumentar sua ingestão, melhore sua dieta, ao invés de tomar suplementos vitamínicos.

Coma saladas e vegetais de folhas verdes, frutas secas, abacate, ovos e germe de trigo.

Ultrassom Morfológico

Entre as semanas 18 e 20 seu bebê fará um check-up completo, o ultrassom morfológico. Esse exame é feito para verificar o desenvolvimento geral do bebê e examinar seus sistemas orgânicos e corporais, para assegurar-se de que não há problemas.

Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana:

Confira também:

 

close