O cuidado com a refeição é, com certeza, uma forma importante de se mostrar amor pelos filhotes, e isso inclui cuidarmos dos lanches que nossos filhos levam para a escola.

“Planejar e preparar pratinhos saudáveis e criativos para as crianças são formas de oferecer mais saúde e qualidade de vida. Além de incentivar uma alimentação diversificada e saudável, é um jeito de transformar o papá em uma hora divertida para os pequenos”, afirma Camila. E é bom saber que esses pratinhos, assim como qualquer receita do Pequeno Gourmet são bem práticos e rápidos de preparar.

Leia também: 5 maiores erros que os pais cometem na alimentação dos filhos

A hora de montar a lancheira da escola ainda é um dos momentos em que os pais passam mais dificuldade. “Devem ser criativas, saudáveis, saborosas e práticas. Ufa! Realmente é um desafio, mas existem boas opções para facilitar a vida”, diz Camila, mãe do Santiago, 4 anos, e fundadora do Pequeno Gourmet, que reuniu as nutricionistas Fernanda Saccoletto e Mariana Vilela Strang para montar um cardápio semanal com opções de lanches e, assim, socorrer mamães e papais que estão precisando de ajuda.

Confira agora sugestões de lanches e como embalar corretamente para a escola:

Ideia de Lanche: Dia 1

ideias-de-lanches-infantis

Lanche:

1 fruta + 1 pote de iogurte natural + 1 colher chá de mel (para crianças com mais de 1 ano) + 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (bata o iogurte com mel e aveia no liquidificador).

Como embalar:

Coloque o iogurte batido em uma garrafinha térmica e a frutinha embalada em filme de PVC ou picada dentro de um potinho.

Ideia de Lanche: Dia 2

dicas-de-lanches-infantis

Lanche:

suco de fruta natural (pode ser o de uva integral, que é saudável e prático) + 1 sanduíche de pão integral com queijo branco ou com pasta de castanhas (boa opção para os alérgicos à proteína do leite).

Como embalar:

O suco deve ser colocado em uma garrafinha térmica e o lanchinho embrulhado em filme de PVC ou papel-alumínio.

Ideia de Lanche: Dia 3

dicas-para-montar-lancheiras

Lanche:

1 fruta + sanduíche com 4 bolachas de arroz e geleia sem açúcar (faça o sanduíche com 2 bolachas de cada vez) + chá gelado.

Como embalar:

Os biscoitos em um potinho que feche bem; a fruta em filme de PVC ou, se for picada, em outro potinho com tampa; e o chá na garrafinha térmica.

Ideia de Lanche: Dia 4

montar-lancheiras

Lanche:

1 xícara (chá) de pipoca de panela + 1 fruta + 200 ml de água de coco.

Como embalar:

A fruta em filme de PVC ou, se for picada, em um potinho com tampa; a pipoca em outro pote com tampa; e a água de coco em uma garrafinha térmica.

Ideia de Lanche: Dia 5

sugestoes-de-lanches-para-criancas

Lanche:

1 fruta + 1 pote de iogurte natural + 1 colher chá de mel (para crianças com mais de 1 ano) + 1 punhado de mix de frutas secas como damascos e tâmaras ou frutas desidratadas, maçã e banana (para crianças a partir dos 9 meses).

Como embalar:

A fruta em filme de PVC ou, se for picada, em um potinho com tampa, assim como o mix de frutas secas ou desidratadas. E o iogurte na garrafinha térmica.

Ideia de Lanche: Dia 6

lancheira-infantil

Lanche:

1 fruta + 1 pedaço de bolo simples (integral de preferência) +
palitinhos de cenoura e pepino com pasta de ricota + água de coco

Como embalar:

A fruta em filme de PVC ou, se for picada, em um potinho com tampa; a bebida em uma garrafinha térmica (ou já vem pronta). O bolo pode ser em um pote de plástico (se embalar no papel filme ou alumínio pode amassar), os palitinhos de legumes podem ser no papel alumínio, e pasta de ricota separada em outro pote.
Coloque tudo na lancheira térmica.

Leia mais: Festa de aniversário saudável é possível?

Aproveite e confira esse vídeo com mais dicas de como montar as lancheiras das crianças!