O checklist completo para comprar o berço americano ideal

Nascido em berço de ouro!

Apesar de ser uma expressão comum para bebês nascidos em famílias afortunadas, a verdade é que tirando a parte da herança, queremos mesmo é um berço confortável e seguro para nossos filhos.

É para escolher o seu, muito precisa ser pensado. Qual tipo de berço, qual o tamanho, qual preço estão dispostos a pagar, qual será o tempo de utilização, além de coordená-lo com a decoração do quarto. E dentro de todas as considerações, talvez o berço mais tradicional seja o berço americano.

O famoso berço americano é classificado assim pelos padrões de medidas internas do berço (1,30 m X 70cm), que passa a ser compatível com o tamanho do colchão a ser comprado. Então, como escolher o melhor berço americano? Vamos fazer um rápido checklist?

Checklist do berço americano

  • Como dito antes, a classificação “berço americano” se dá pelo tamanho interno do berço. Se estiver escrito “tradicional”, não adianta. Meça para não ter dúvida. Você precisa saber exatamente a medida interna, sabe porque?
  • Porque você precisa comprar um colchão com as mesmas dimensões, ou terá um colchão menor do que o berço, o que seria um perigo para o bebê.
  • Como essa classificação só determina as dimensões internas, ainda é preciso ficar atenta a outras variáveis de segurança, como o material que o berço é feito, o espaço entre as grades e etc.
  • O Inmetro recomenda uma distância entre as grades de 6,5cm e uma altura de 60cm. O design mais arredondado também é mais seguro para seu bebê.
  • Quando comprar, verifique se a loja faz a entrega e a montagem do berço, porque alguns são verdadeiros quebra-cabeças. Além do mais, a correta montagem também é garantia de segurança.
  • Compre com antecedência. Não deixe para última hora. Apesar de ser um item simples, as vezes o modelo escolhido não está em estoque, e ainda tem o prazo de entrega e montagem.

Vamos namorar alguns modelos de berço americano agora?

berço americano acolchoado

Não vemos muitos berços com a cabeceira na lateral como este, mas ele é bem charmoso. Se você está pensando em fazer um sob-medida e colocá-lo encostado na parede, esta é uma super inspiração.

berço americano com gavetões

Esse berço tem alguns gavetões na parte inferior. É sempre muito bom ter espaços extras de armazenamentos em quarto de criança, pois os brinquedos e roupinhas vão se acumulando rapidamente. Outro detalhe interessante deste modelo é o ajuste de altura, aonde com o tempo é possível abaixar mais o colchão.

berço americano clean

Esse modelo é bem moderno, e possui grades nas quatro extremidades, o que deixa o berço mais arejado.

Tanto na foto acima como na foto abaixo você pode perceber que não há o uso do kit berço. Ele na verdade é controverso, algumas mães não abrem mão, outras preferem sem para evitar possíveis acidentes de sufocamento. Quer saber mais a respeito, dê uma lida neste post AQUI.

berço americano sem protetor

Já este berço americano abaixo é feito de metal, e a distância das grades parece um pouco maior do que a recomendada pelo Inmetro. Apesar de super estiloso, pode não ser tão seguro para o bebê, por isso não podemos fazer nossas escolhas apenas considerando a decoração.

berço americano metal

E não podemos esquecer das extremidades arredondadas! Esse berço não tem as dimensões de um berço americano, mas é todo arredondado.

berço americano arredondado

É uma delícia montar o quartinho do seu filho, e nesse momento especial, não se esqueça de ter um olhar prático. Veja a qualidade do berço, peso que ele suporta, se a grade é removível e ele vira uma mini-cama e muito mais. Depois disso, higienizar o berço e a roupa de cama, e esperar para seu bebê esquentar o ninho!

close