Pílula Anticoncepcional: Descubra o Que Pode Cortar o Efeito

pilula-anticoncepcional-1
Crédito: GabiSanda/Pixabay

Você sabe em que casos a pílula anticoncepcional pode ter seu efeito reduzido? Pois é. É importante saber que um simples descuido pode ser o suficiente para uma gravidez não planejada. Acompanhe.

A pílula anticoncepcional é um método contraceptivo muito utilizado pelas mulheres que desejam ter um eficiente controle de natalidade. Porém a eficiência do medicamento depende de alguns fatores. Quer saber se você está se cuidando corretamente ou se está dando oportunidade para a vinda de um bebê antes da hora desejada? Saiba agora.

O Que Corta o Efeito da Pílula Anticoncepcional Oral? Veja Alguns Exemplos

1 – Antibióticos

Se foi receitado pelo seu médico o uso de antibiótico de via oral por duas semanas em média, o efeito da sua pílula anticoncepcional pode não estar assegurado. Os antibióticos que costumam cortar o efeito da pílula são a penicilina, ampicilina, entre outros. Converse com o seu médico sobre o assunto.

2 – Anabolizantes

Os anabolizantes são constituídos por hormônios masculinos, o que interfere na ação da pílula, que precisa metabolizar os hormônios femininos. Por isso, eles atrapalham a eficácia do medicamento contraceptivo.

3 – Remédios Contra Convulsões

Os medicamentos utilizados no tratamento de doenças como a epilepsia cortam o efeito da pílula anticoncepcional. É o caso do topiramato e da fenitoína, por exemplo.

4 – Tranquilizantes

Calmantes e sedativos também podem fazer com que a eficácia da pílula anticoncepcional seja anulada. Um exemplo é o fenobarbital.

5 – Bebidas Alcoólicas

Agora um item que muita gente não sabia, com certeza. Te pegou de surpresa saber que as bebidas alcoólicas podem prejudicar a ação da pílula? Na verdade, em quantidades pequenas não há problema algum. Mas a coisa muda de figura quando se ingere álcool em exagero.

O ponto crucial é esse: a quantidade de bebida que se tomou. O fígado pode ficar sobrecarregado com o nível de álcool. Aliás, é no órgão que a pílula é metabolizada. Então o que acontece é que o fígado acaba não dando conta do serviço. Então a ação da pílula anticoncepcional é reduzida.

6 – Antidepressivos

Você toma antidepressivos e tem dúvidas se a pílula anticoncepcional corta ou não o efeito do medicamento? Corta sim.

Conclusão Sobre a Pílula Anticoncepcional

Há diversos medicamentos que afetam anulando ou reduzindo a eficácia da pílula anticoncepcional. Muitos deles são necessários para a manutenção da sua saúde, especialmente aqueles de uso contínuo.

Por essa razão, converse com o seu médico. Ele vai te dar alternativas, pode até mesmo sugerir a troca do método contraceptivo que você usa hoje por outro que seja melhor para o seu caso.

Informe-se sempre que tiver alguma dúvida. Assim, você evita uma gravidez que não estava nos seus planos.

Um fato que é importante saber é que não só medicamentos cortam o efeito da pílula, como o contrário também se aplica. Ela pode prejudicar a ação de outros remédios que você utiliza. Mais uma vez, o seu médico deve saber todos os medicamentos dos quais você faz uso – incluindo qual pílula utilizada – para que sua saúde esteja sempre assegurada.

Quer saber se você está grávida? Leia este artigo!