Está grávida ou não? Veja os 5 principais sintomas da gravidez

principais-sintomas-na-gravidez

Algumas mudanças no corpo da mulher podem indicar se ela está grávida ou não. E é importante se atentar rapidamente para os sintomas da gravidez para que a mulher faça o teste o quanto antes e não corra o risco de manter atitudes que podem ser nocivas ao bebê, como fumar, ingerir bebidas alcoólicas, comer alimentos mal cozidos e tomar medicações não indicadas para o período.

O diagnóstico precoce também faz com que o acompanhamento se inicie o mais rápido possível, com o objetivo de melhorar a dieta da mãe, controlar a pressão arterial e a glicose no sangue e, principalmente, preservar a saúde de ambos.

Os 5 principais sintomas da gravidez

É importante ressaltar que os sinais da gravidez nem sempre são os mesmos para todas as mulheres, podendo sofrer variações de intensidade e duração, tendo em vista que cada organismo reage de uma forma diferente às alterações hormonais. Além disso, cada gestação pode resultar na mesma mulher reações completamente diferentes, e isso é bastante comum.

Não é comum que os sinais da gravidez surjam antes do atraso da menstruação, mas é perfeitamente possível que a mulher comece a sentir alterações no seu corpo após uma semana da concepção.

Veja, abaixo, os 5 principais sintomas da gravidez:

  • Seios sensíveis:

Por conta da alteração hormonal, os seios estão sujeitos a ficarem doloridos e até aumentarem de tamanho, enquanto que a auréola pode mudar de cor (para mais escura) e os mamilos ficarem enrijecidos e extremamente sensíveis.

  • Cólica:

A mulher pode ter pequeno sangramento vaginal em razão do aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica, que ocorre para a proteção do embrião que está começando a ser gerado. Todo esse movimento pode ocasionar inchaço na região abdominal e principalmente cólicas, semelhantes àquelas do período menstrual.

  • Variação de humor:

Assim como durante toda a gravidez, a movimentação hormonal no corpo da gestante vai resultar em variações de humor. Este é um dos sintomas da gravidez onde é comum ficar nervosa com alguma situação não relevante ou chorar por algo que normalmente não a faria tão triste assim.

  • Sono, náusea, tontura e dor de cabeça:

A náusea e a tontura se devem ao fato da mulher se sentir constantemente enjoada e vomitar com frequência, como já dito. Muitas vezes, nesse período, a grávida não consegue se alimentar corretamente e alguns nutrientes importantes acabam ficando em falta no organismo, o que pode gerar a queda da pressão arterial e da glicose no sangue, causando como consequência o sono e as dores de cabeça.

  • Enjoos:

Este é um dos sintomas da gravidez mais conhecidos e mais comuns. Ficar enjoada e vomitar com frequência, principalmente na parte da manhã, são fatos corriqueiros do início da gestação até o final do primeiro trimestre.

 

Comente com o Facebook

comentários