Quarto de bebê: 5 dicas para decorar com pouco espaço

A chegada de um bebê é sempre um motivo de muita alegria para a família, principalmente se a criança for o primeiro filho do casal. No entanto, essa alegria geralmente vem acompanhada pela ansiedade de decorar o quarto do bebê e deixar tudo prontinho para que quando este chegue ao mundo, tenha onde se acomodar com conforto e segurança. Com empreendimentos com metragens cada vez mais reduzidas, decorar o quarto de bebê com pouco espaço é um grande desafio para a maioria dos futuros papais, mas saiba que é possível decorar quartos pequenos com temas infantis e ainda assim deixá-los leves, modernos e aconchegantes para receber o pequeno príncipe ou princesa; veja abaixo algumas dicas que preparamos para você:

Invista em móveis multifuncionais:

Os móveis essenciais para compor um quarto de bebê são basicamente berço, guarda-roupa, cômoda, cadeira de amamentação e trocador. Entretanto, acomodar todas essas peças dentro de um quarto pequeno pode se tornar uma tarefa um tanto impossível, por isso, investir em móveis multifuncionais é uma dica perfeita para decorar um quarto de bebê aproveitando ao máximo o pouco espaço disponível do ambiente.

decorar-quarto-de-bebe
Imagem: minimimos

Cômodas que podem ser usadas como trocador e ainda de quebra podem substituir o guarda-roupas; trocadores portáteis para berços; berços multifuncionais com cômodas cujas superfícies podem ser usadas como trocador, bastando que para isso você coloque um colchonete acompanhado dos itens de higiene necessários para realizar a troca de fraldas do bebê, são apenas alguns exemplos de móveis multifuncionais para decorar quartos de bebê com pouco espaço.

Não se esqueça da circulação do quarto do bebê:

Na hora de mobiliar e decorar o pequeno quarto do seu bebê, não se esqueça de organizar os móveis e utensílios de forma racional, deixando um espaço livre entre os móveis para que os pais ou outras pessoas da família possam circular no dormitório.

quarto-de-bebe
Imagem: simplesmentecasadaoficial e colchones

Se o quarto do bebê for estreito, opte por colocar todos os móveis – berço, cômoda e guarda-roupas – de um único lado e ao fundo, a cadeira de amamentação.

quarto-de-bebe-pouco-espaco
Imagem: Viva decora

Para ambientes pequenos, cores claras:

Se a falta de espaço for um problema na hora da decoração do quartinho do seu bebê, lembre-se de que tons claros transmitem sensação de amplitude ao ambiente. Pinte as paredes com tonalidades claras e se for usar papel de parede, prefira os com desenhos verticais ou com estampas menores, que contribuem para dar a ideia de expansão do quarto.

decoracao-quarto-de-bebe
imagem: decoraçãodequartosbebes

Além disso, invista em móveis brancos, que além de serem neutros e permitirem o aproveitamento da mobília para a chegada do segundo filho, combinam com qualquer decoração e deixam o ambiente mais leve.

quarto-de-bebe-decoracao
imagem: Viva Decora

Aproveite as paredes do quarto:

Nichos e prateleiras decoram com modernidade e não ocupam muito espaço no pequeno quarto. Ótimas opções para decorar quartos compactos de bebês, os nichos de parede e prateleiras são itens versáteis e comportam muito bem alguns objetos decorativos como pelúcias, carrinhos, bonecas e produtos de higiene, driblando com eficácia a falta de espaço.

quarto-de-bebe-prateleiras
imagem: Apê 103

Posicione um porta fraldas varão embaixo de uma prateleira e instale-os acima da cômoda ou trocador e terá um resultado lindo e prático, com ótimo aproveitamento do espaço vertical disponível no quartinho do seu bebê.

quarto-de-bebe-menina
imagem: Pinterest

Ilumine adequadamente o ambiente:

Através de uma boa iluminação conseguimos criar um ambiente acolhedor e tranquilo para o sono do bebê, para o momento de amamentação e para a troca de fraldas, por isso, a iluminação adequada para o quartinho do bebê é de extrema importância. Você pode rebaixar o teto com forro de gesso e criar uma iluminação mais indireta e intimista para o ambiente, usar luminárias de parede, que não ocupam espaço no pequeno quarto ou ainda, usar dos benefícios e facilidades das fitas de LED embutidas em nichos e prateleiras para criar um efeito de iluminação de destaque para os itens decorativos.

quarto-de-bebe
imagem: Só fotos

Ao escolher a lâmpada para iluminar e decorar o pequeno quarto do seu bebê, prefira as lâmpadas de LED, que são mais econômicas e não aquecem o ambiente. Porém, opte por tonalidades mais quentes ou amareladas, que produzem um efeito mais agradável e aconchegante no ambiente.

quarto-de-bebe-dicas
imagem: Quarto de Bebê

close