Teste de gravidez positivo – E AGORA? Por onde começar?

O que fazer quando o teste de gravidez dá positivo? O que pensar? O que fazer? Quando fazer? Por onde começar?

O teste de gravidez deu POSITIVO, e agora o que fazer? Dá aquele friozinho na barriga, milhões de “E agora o que vou fazer?!” surgem na cabeça, e de fato nossa vida está para mudar de ponta cabeça, mas é só uma questão de passar a enxergar a vida de forma diferente não que seja algo ruim, só será diferente daqui para frente, algumas coisas irão mudar bastante, outras nem tanto, mas o fato é que ter filhos é uma aventura maravilhosa de se viver, vale a pena viver cada minutinho ao lado deles, preciosidades entregue em nossas mãos, então, primeiro respire fundo e agora vamos organizar os pensamentos.

Se você fez um teste de farmácia, você pode estar se perguntando se ele é realmente confiável, tem mulheres inclusive que refizeram o teste inúmeras vezes para ter certeza que era positivo mesmo. Mas o fato é que não existe FALSO positivo (raras exceções)* ou seja, se deu positivo, deu positivo mesmo!

Já quando dá negativo, é que pode ser que não seja negativo mesmo, pois dependendo se o teste de farmácia é feito muito no início da gestação, pode ser que não tenha ainda a quantidade de hormônio BetahCG suficiente no sangue para ser detectado no teste, ou seja, você irá precisar repetir o teste novamente uns 5 dias depois para confirmar o resultado negativo do teste.

*Raras exceções para um FALSO positivo:

  • Se você esteve recentemente grávida, pois ainda pode haver níveis de BetahCG no seu sangue suficiente para dar um resultado “positivo” no teste;
  • Se você está tomando algum medicamentos para fertilidade que contêm Beta hCG;
  • Se você tem alguma condição médica muito rara, como cistos ovarianos, que produzem hCG e tornam o resultado positivo.

Preciso refazer o teste de gravidez quando dá POSITIVO?

Não há necessidade, pois como explicado é muito raro um FALSO positivo, mas se a ansiedade estiver falando muito alto, repita o teste uns 5 dias depois para confirmar o positivo. Ou você pode optar em fazer um exame de sangue em laboratório, que mede os níveis de BetahCG no sangue.


Aproveite e confira:


Procure um médico

Bom o segundo passo, depois de respirar fundo é: você precisa de um médico ginecologista obstetra (que é diferente de um médico ginecologista, pois o ginecologista cuida da saúde da mulher, enquanto o ginecologista obstetra é o médico que cuidará tanto da saúde da mulher, como do bebê durante a gestação), então caso você já tenha um médico com quem faz acompanhamento médico regular, confirme se ele é também obstetra ou se teria algum médico obstetra para lhe indicar, pois você precisará de um!

O ginecologista obstetra será quem fará seu pré-natal que é o acompanhamento médico que toda gestante deve ter para acompanhar, prevenir, orientar e realizar qualquer tratamento necessário durante a gestação.

Na sua primeira consulta ao médico ginecologista obstetra, ele irá lhe fornecer uma carterinha de gestante que você deverá levar consigo durante toda a gestação, como se fosse sua identidade, pois ali constará todas as informações relevantes sobre você e o bebê ao longo da gestação. Ele também lhe pedirá exames de sangue, ecografias, e outros, geralmente são vários exames, por isso não se assuste, são apenas exames de rotina, para verificar se está tudo bem com você e com seu bebê.

Contando a novidade

Sobre contar a novidade para os familiares e amigos é algo muito pessoal, tem mulheres que esperam para anunciar a gravidez só depois da primeira ecografia (pois é geralmente nessa ecografia que se ouve o coraçãozinho do bebê), já outras mulheres já querem contar para todo mundo assim que fazem o teste de farmácia, o importante é que você esteja bem consigo mesma para anunciar na hora que você se sentir mais confortável.

Geralmente quando anunciamos a gestação recebemos uma enxurrada de perguntas convenientes e infelizmente algumas inconvenientes (sempre tem alguém sem noção), você irá receber muitas felicitações e ao mesmo tempo perguntas do tipo: ” mas vocês queriam??”, ” vocês estavam tentando?”, algumas perguntas podem ser apenas por curiosidade mesmo, mas como gestantes geralmente estão ULTRA SENSÍVEIS, você pode se magoar fácil com algumas delas, aliás você pode começar até a chorar vendo um comercial de TV, e isso é super normal, ok?! Calma que depois de 9 meses as coisas começam a voltar ao normal, veja bem eu disse “COMEÇAM”… mas vamos voltar ao assunto anúncio da gestação.

Ideias criativas para anunciar a gravidez. Imagem: Nerd Pai

Para as mamães que gostam de inovar, a hora do anúncio é uma hora muito legal e dependendo da expectativa de todos, pode até ser bem divertido, compartilho algumas ideias bacanas para você fazer o anúncio:

Pessoalmente para familiares, amigos, marido, etc:

  • Balões: escreva nos balões que você está grávida e coloque dentro de um armário, ou dentro de casa para quando a(s) pessoa(s) chegar(em) receberem a notícia surpresa;
  • Dentro de uma caixinha, você coloca uma cartinha e o teste de gravidez;
  • Um sapatinho de bebê na porta de entrada de casa;
  • Quadrinho com dizeres do tipo (Você será vovô, você será titia, você será papai, etc.);
  • Bombons: você escreve “PAPAI” com os bombons encima da mesa, da cama, ou de algum lugar da casa que ele possa ver;
  • Se for perto de uma data comemorativa como Natal, você pode embalar vários presentinhos e dentro ter uma fotinho de ultrasom e algum dizer para cada membro da família;
  • Xícara: se seu marido curte um café, escreva dentro da xícara de café ” estamos grávidos”, “você vai ser papai” ou algum outro dizer e dê para ele a xícara;
  • Escreva na barriga, do tipo: ” Você será papai”, ” Estou chegando…”.

Nas redes sociais:

Somos a geração REDES SOCIAIS, então a maioria das mulheres também anuncia nas redes sociais a gestação, pois as vezes não tem como falar pessoalmente para todas as pessoas que conhecemos, daí postar na internet ajuda a divulgação da notícia, se essa é claro nossa intenção, que todos que se relacionam conosco saibam da notícia, incluindo colegas de trabalho, vizinhos, parentes mais distantes, etc.

Então, algumas ideias para as fotos nas redes sociais, de anúncio de gestação:

  • Foto com pares de sapato de cada membro da família um do lado do outro, com o ano de nascimento;
  • Foto de balões um com cada membro da família e nos balões escrito a quantidade, e quando chega na mamãe o número 2 ou 3 ou mais, anunciando que a mamãe está grávida;
  • Foto com copos na mesa, copos de cada membro da família com o nome e uma mamadeira com o nome baby ou já com o nome escolhido do bebê;
  • No caso de já ter irmãos, o anúncio pode ser feito pelos irmãos, com plaquinhas escrito: ” Filho único expira em…” , ” Vou ter um maninho (a)”, etc.

Gostou das dicas sobre o que fazer quando deu teste de gravidez positivo?

close