10 dicas para mães que trabalham em casa

Mães sempre trabalham, seja fora ou dentro de casa, hoje as dicas são para aquelas que trabalham em casa, como eu! E que tem filhos pequenos, como eu também, minha filha nesse momento (dezembro 2014) está com 1 ano e meio.

Essas dicas servem tanto para quem trabalha cuidando da casa e filhos como para quem trabalha (com retorno financeiro) também em casa.

Segue agora as dicas para mães:

1. Trabalhe quando o seu filho estiver dormindo. Faço isso sempre, desde que a baby nasceu até agora, é sempre assim, ela dorme, eu trabalho, seja trabalhar na casa ou trabalhar no blog.

2. Tenha uma área de brincadeiras no seu home office/ou na área da casa em que você estiver no momento. Caso você tenha que trabalhar também quando as crianças estiverem acordadas, procure ter um espaço com tapetes e brinquedos para que elas possam ficar perto de você brincando, enquanto você trabalha.

3. Trabalhar a noite às vezes. Quer trabalhar a noite depois que todos na casa forem dormir, trabalhe, mas pelo amor de Deus só quando isso for realmente necessário, não tem vivente que aguente uma vida sempre assim, você precisa relaxar e aproveitar o marido.

4. Se arrume todos os dias como se você fosse sair de casa para trabalhar. Eu sempre faço isso, acordo mais cedo, tomo um bom banho, coloco uma roupa que eu possa sair na rua e faço uma maquiagem básica, todos os dias, religiosamente!

5. Planeje. Eu gosto de planejar tudo, desde a rotina da casa, até minha rotina com blog, tenho tudo anotado, limpeza da casa por partes, lista de compras da semana e do mês, cardápio semanal (quase sempre tenho), se vou sair já deixo a bolsa arrumada antes do horário para não correr o risco de me atrasar, coisas do tipo…

6. Seja uma mãe multi-tarefas. Acho que toda mãe se torna multi-tarefas, enquanto a comida está no fogo você coloca roupa para lavar, arruma a mesa, responde emails, resolve pendências… e assim vai indo seu dia.

7. Mantenha sua casa organizada. Isso é muito sábio! Sempre que as coisas estiverem fora do lugar, arrume, sujou, limpe, não deixe acumular uma bagunça na sua casa, se você manter ela todos os dias organizada e limpa, será muito mais fácil. Fazer um pouco por dia é melhor que fazer tudo em um único dia (você mãe não terá esse único dia exclusivo para limpeza… né).

8. Dê atenção aos seus filhos. Eu procuro trabalhar pesado quando a Isabela está dormindo. Depois que ela acorda eu procuro dar atenção para ela, ler, contar histórias, brincar, sair para passear, além das atividades que fazemos juntas… Mas faço as coisas mais leves junto com ela, como dar aquela organizada e limpada básica na casa todos os dias, ela adora participar desse momento.

9. Rotina. Tenha rotina, para você e para seus filhos, quando colocar rotina para seus filhos? Desde o começo da vida deles. Dói? Não dói e deixa a vida muito mais simples no dia a dia.

10. Simplifique a sua vida. Se sua casa não estiver brilhando, não surte, se você não conseguir fazer tudo que tinha planejado para esse dia, relaxe. Faça menos coisas. Foque no que é essencial.

Gostaram das dicas de hoje? Para mais dicas acesse:

close