Chá Rifa – como funciona esse chá de bebê?

Uma alternativa que surgiu com a pandemia é o Chá Rifa, um chá de bebê diferente, mas com segurança, presentes e muito amor para o bebê vai chegar.

Com a pandemia por conta do vírus COVID-19, muitos futuros papais e mamães foram impedidos de realizar o tradicional chá de bebê, que além de ser um momento de celebrar a chegada no novo integrante da família, também é um momento do bebê receber muitos mimos e presentes, como as tão sonhadas fraldas, que fazem muita diferença no orçamento e na organização da família.

Mas em contrapartida surgiram muitas alternativas bacanas para substituir o chá de bebê tradicional e uma delas é o Chá Rifa, uma ótima alternativa pensando na segurança do bebê e de sua família e sem precisar abrir mão dos presentes e mimos tão esperados para a chegada do bebê.

Como funciona o chá rifa?

O chá rifa nada mais é que uma rifa mesmo, só que divulgada pelos próprios pais, e ao invés de receber dinheiro pela venda dos números da rifa, os pais recebem fraldas ou outros itens de enxoval em troca dos números.

Como toda rifa, ela precisa ter um prêmio que motiva a venda dos números (sendo que nesse caso, a venda é incentivada pelo carinho dos amigos e familiares com o futuro bebê e sua família), mas é sempre legal ter esse mimo como retribuição a todos pelo carinho e empenho.

O prêmio pode ser em dinheiro, neste caso a sugestão é que o valor fique em torno de R$ 100 a R$ 200 reais, claro que isso varia de acordo com a possibilidade de cada família, esses valores são apenas sugestões. Também pode se optar em ofertar como prêmio itens de higiene e beleza, cestas de café da manhã ou de guloseimas, um vale passeio em família, ou vale almoço em família em um restaurante, etc.

chá rifa
https://blog.pajaris.com.br/cha-rifa/

Como organizar o chá rifa?

Primeiramente é necessário definir quantos números a família deseja vender para o chá rifa. De um modo geral as cartelas de rifa geralmente são compostas por 50 números e ofertadas entre os convidados da celebração.

Mas é apenas um sugestão, nada impede que os pais ofertem para mais ou menos pessoas, conforme os seus relacionamentos, ou seja, não há limites.

Estipulado a quantidade de números que serão vendidos, é preciso pensar no prêmio, que a família deve escolher o que se encaixa melhor no orçamento, podendo ser em dinheiro, ou um vale presente (de itens de beleza, de roupas, de restaurante, de passeios em família, etc) ou algum outro item que a família ache interessante para compensar os convidados pela consideração nesse momento tão singular.

O chá rifa pode ser todo organizado de forma online, pois muitos sites oferecem esse serviço de rifa, e depois da compra do número, basta os convidados enviarem as fraldas e os presentes para sua casa, e a comemoração é feita a distância. Dessa forma todos os envolvidos ficam seguros e o bebê recebe os presentes. Depois do sorteio, é enviado ao vencedor ou vencedores (caso tenha 1° e 2º lugares) o prêmio estipulado na rifa.


Aproveite e confira:


E quando começar a vender os números?

Depende. Cada família irá estipular esse tempo, lembre-se que da mesma forma que um chá de bebê tradicional é preciso haver um tempo para a entrega/venda dos números, chegada dos presentes, sorteio e entrega do prêmio.

E tudo isso envolve organização, preparo e disposição, a sugestão é realizar o chá rifa dentro do segundo trimestre de gestação, que geralmente é o mais tranquilo para a maioria das gestantes. A barriga já fica em evidência para aparecer nas fotos, você ainda tem disposição porque apesar da barriga estar aparecendo, ela ainda não está tão pesada, ou seja por volta das 20 semanas de gestação é um bom período para se pensar em realizar o chá rifa.

Como fazer o convite?

Após decidir sobre a quantidade de números que serão vendidos, sobre o melhor período para a realização do mesmo, é hora de fazer o convite, que nesse caso é muito importante, pois como essa modalidade de chá é inovadora, muitas pessoas desconhecem como ela funciona e podem se confundir. E é justamente no convite que será enviado todas as instruções de forma clara de como funcionará o evento.

Informações importantes que devem constar no convite do chá rifa: como funcionará o sorteio, data do sorteio, prêmios, tamanho da fralda desejada, etc.

Algumas ideias para confeccionar e personalizar o seu convite de chá rifa utilizando plataformas gratuitas (uma opção econômica) ou comprando artes exclusivas.

Canva: a plataforma é gratuita e muito intuitiva para criar convites de chá de bebê online. Ela oferece muitos layouts exclusivos e para edição.

Udois: também gratuita, a ferramenta tem milhares de artes para você editar e baixar. E nesta plataforma é possível encontrar modelos editáveis de chá rifa inclusive. Vale a pena dar uma olhada.

FestaLab: a ferramenta é um serviço exclusivo de criação de convites online e gratuito, que podem ser enviados por link ou baixado em formato próprio.

Elo7: se você procura um convite totalmente exclusivo e personalizado, é provável que encontre um perfeito comprando no Elo7.

(Fonte de pesquisa das plataformas: https://www.dci.com.br/)

Após a confecção do convite, confirme todas as informações e depois é hora de enviar o convite online por email ou por whatsapp aos convidados, cuidado com as listas de transmissão que podem falhar as vezes, portanto após enviar o convite, peça confirmação de recebimento para ter certeza que todos os convidados receberam corretamente o convite.

Para o controle da venda dos números utilize uma planilha ou no Google Drive, ou no Excel, é bem importante que você tenha esse controle, e depois pode inclusive enviar o link para os convidados conferirem.

Como funciona a entrega das fraldas?

Combine com os convidados um dia e horário para receber os presentes em casa, um de cada vez sempre respeitando os protocolos de segurança, ou seja distanciamento social, utilização de máscaras, álcool gel e se possível os presentes devem ser entregues já higienizados. O ideal é que quem receba os presentes não seja a gestante, justamente para evitar o contato e também para que outra pessoa possa fazer a higienização dos presentes, caso eles sejam entregues sem higienização.

Pode ser que algum dos seus convidados more longe e não possa levar até o ponto de encontro definido, neste caso combine algum outro local de fácil acesso como uma estação de metrô por exemplo, ou veja a possibilidade da entrega ser feita pelos correios, ou por aplicativo ou ainda apresente a opção ao convidado comprar pela internet, pois hoje em dia muitas lojas de vendas online fornecem entrega gratuita.

Como funciona o sorteio?

No dia e hora marcados no convite, faça uma chamada de vídeo com todos os convidados ( por zoom ou outra plataforma), e acesse o site sorteadores ( como sorteie.me ou sorteador.com.br ) preencha os números e a própria plataforma irá fazer a escolha dos ganhadores aleatoriamente.

Agora caso queira fazer o sorteio com aquele clima de surpresa, opte em fazer de forma manual, nesse caso é só imprimir os números, recortar, colocar em um recipiente aberto e retirar à mão o número no dia do sorteio.

Ao final da rifa, você pode transferir o valor para o ganhador (caso tenha sido escolhido o prêmio em dinheiro) ou enviar o prêmio para o sorteado.

Deixe um comentário

close