Desfralde – parte 2 – O sucesso!

Faz 1 mês e meio que começamos o desfralde da Isabela aqui em casa, ela está com 22 meses (1 ano e 10 meses), vocês viram a preparação para o desfralde no post Desfralde – parte 1.

Hoje vou contar como foi o processo, algumas mudanças que fizemos durante e como ela está hoje.

Os primeiros dias foram horríveis, acho que foi os 2 ou 3 primeiros dias, no primeiro dia simplesmente ela fazia xixi em qualquer hora em qualquer lugar… depois ela começou a segurar o xixi e ia fazendo de pouquinho em pouquinho pela casa… O que eu fazia? No primeiro dia eu expliquei pra ela que agora ela não iria mais usar fralda (já tinha tido algumas conversas de banheiro com ela antes), mas expliquei que a partir daquele dia ela ia fazer xixi e cocô no vaso, que nem mamãe e papai… ok… então cada vez que ela fazia pela casa eu levava ela ao banheiro, colocava no vaso e explicava que era ali que ela tinha que fazer.

#dica:

  • tire os tapetes da casa e eu coloquei um edredom no sofá, para não correr risco dela fazer xixi no sofá né!

Algumas coisas que usamos para incentivar ela a fazer xixi e cocô no banheiro (as vezes tu sabe que a criança está apertada, mas ela não tem paciência de sentar no vaso e esperar… então:

  • livrinhos no banheiro, começamos com “O que tem dentro da sua fralda” , depois passamos para “O pum” e depois vários livrinhos comuns, hoje só fica 1 livro no banheiro, o primeiro.
  • adesivos para colar na parede ao lado do vaso.
  • vídeos (isso mesmo, faz parte da vida… leve o computador, ipad, celular, não importa) e eu mostrava vídeos com músicas sobre desfralde, mostrava outras crianças usando seus troninhos, para explicar que aquilo era normal.
  • fora do banheiro as vezes eu mostrava o vídeo Saindo das Fraldas, que é um urso ensinando a usar o pinico.

Coisas que tive que mudar no processo:

  • resolvi deixar ela com fralda a noite, ela dorme 12 horas, então para não me estressar (pois não adianta, por mais que você medite muito e tente ser o mais calma possível durante o processo, alguma hora você vai se estressar em ter que ficar limpando xixi), então a noite ela dorme com a fralda.
  • os banquinhos do banheiro eu tive que mudar, comecei usando o amarelo (da foto a baixo que hoje ficam os livros) para o vaso e a pia, mas ficou muito baixo, mudamos para esses da foto a baixo (uma cadeira plástica que tirei o encosto e o banco que ficava na cozinha).

 

Como está a Isabela hoje no desfralde?

  • na soneca da tarde e quando saímos, ela usa uma calcinha de treinamento da loja A Dona Pulga (www.adonapulga.com.br) são ótimas, a criança sente que está molhada, mas não faz aquela molhaçada como se estivesse de calcinha normal. Hoje a calcinha de treinamento está sempre seca, mas eu coloco igual, pois vá que aconteça algum acidente… E para as mães de meninos na A Dona Pulga também tem cuequinhas de treinamento!
  • ela continua usando fralda a noite, vou esperar até sentir confiança que ela pegou bem o desfralde diurno, até a fralda amanhecer seca (tá quase) ou até ela mudar para a caminha, ela ainda dorme no berço.
  • ela pede sempre pra ir no banheiro? não! Como eu faço? Ela acorda troca de roupa, toma a mamadeira e depois vai fazer xixi e escovar os dentes (logo que acorda não faz nada),  depois antes do almoço eu levo ela de novo ao banheiro, depois ela vai dormir e quando acorda faz o lanche e depois vai ao banheiro e depois a noite quando vemos que está apertada ou só depois de tomar a mamadeira da noite, antes de dormir… O que faço é observar os horários, ou perceber quando ela está apertada e levar ela ao banheiro. Para xixi às vezes ela avisa, às vezes, (mas tem começado a avisar mais) para cocô ela avisa sempre, mas nem sempre faz de primeira, a gente leva ela diz que não quer fazer e depois avisa de novo e aí faz…
  • na maioria das vezes que ela vai ao banheiro ela quer levar algo junto, um livro, um brinquedo… Ok

Resumindo:

Acho que o processo está indo muito bem, depois que tirei a fralda durante o dia, nunca mais coloquei novamente, nem para sair, só coloco nela as calcinhas de treinamento mesmo. Pra mim isso é uma vitória!

Como foi ou como está sendo o processo de desfralde aí na sua casa?

Gostaram dessas dicas para o desfralde! Para mais dicas acesse:

 

7 comentários em “Desfralde – parte 2 – O sucesso!”

  1. Quando a Bia desfraldou usei muito os adesivos e foi bem tranquilo…A fralda noturna vem depois mesmo…não precisa pressa!!
    Bjs

  2. Desfralde e um processo lento, super normal acontecer isso no inico, depois que a criança entende que é no vaso ela vai numa boa, aqui nao foi facil a noite usava fralda tbm ate se acostumar com a cuequinha e o vaso
    bjs

  3. Realmente, seu processo de desfralde está sendo vitorioso e sem dramas, o que se torna maravilhoso! 🙂 Por aqui estou me preparando para começar o desfralde da Júllia em breve, ela ainda tem 1a2m, quero desfralda-la logo porque ela não gosta de ficar com a fralda, e sempre que coloco pra fazer xixi ela faz ou fica tirando a fralda pra fazer, creio que isso ajudará muito 🙂

  4. ótimas suas dicas não pensei em tirar o tapete,

    por aqui não deram certas as tentativas

    parei um pouco por que vi que ela ainda

    não está preparada

    Linda Semana!!

    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

  5. esse tal de desfralde em casa tb nao foi muito simples…. tem q ter paciencia mesmo. mas no fim da certo. beijos

  6. Adorei suas dicas, muitas coisas bem úteis para o desfralde que realmente é trabalhoso e todo o apoio e incentivo é super bem vindo!

    Uma coisa muito importante é se começou vamos até o fim.
    Aqui foi uma luta, mas qd chegou a hora certa, foi super rápido.
    bjs

Os comentários estão encerrado.

close