Como organizar um chá de bebê simples e delicado

O chá de bebê não precisa ser estressante, ele deve ser um momento de compartilhar com amigos e familiares a alegria da espera do baby. Mas são tantos detalhes que as vezes podemos ficar um pouco perdidas, sem saber por onde começar. Pensando nisso reunimos aqui algumas dicas simples para ajudar a organizar seu chá de bebê.

ESCOLHENDO A DATA DO CHÁ DE BEBÊ

A melhor época de organizar o chá de bebê é no segundo trimestre da gestação, pois geralmente nesse período os enjôos já passaram e a barriguinha já está aparecendo mas ela ainda não está tão pesada permitindo que você possa voar as tranças sem ficar tão cansada. Então com a disposição voltando a ativa é a hora de arregaçar as mangas e fazer o tão sonhando chá de bebê. Escolha uma data que não pegue feriados para que que o maior número de pessoas possa estar presente no seu chá.

LISTA DE PRESENTES

Existem várias lojas de enxoval de bebê que oferecem a seus clientes de colocarem suas listas de presentes nelas, a vantagem é que elas dão brindes como ensaios fotográficos, descontos e a possibilidade de trocar os presentes posteriormente caso seja necessário. Você pode solicitar a loja que aonde for colocar a sua lista do enxoval que lhe forneça tags para colocar junto com o convite, assim seus convidados podem se direcionar a loja certa e ver a sua lista para poder lhe presentear, o bom é que os presentes serão os que você mesma escolheu evitando numerações erradas ou presentes duplicados.

Caso opte em fazer apenas chá de fraldas, o melhor é sempre pedir fraldas M e G, pois RN e P se usam muito pouco, as vezes menos de 1 mês. Com certeza as que você mais irá usar no primeiro ano na média dos bebês são as fraldas tamanho M e na sequência a G que será até o desfralde. Segue abaixo umas dicas para entender melhor como funciona a contagem das fraldas e assim poder decidir o que melhor pedir:

Tamanho RN: até 4,5 kg
Tamanho P: de 5 a 8 kg
Tamanho M: de 6 a 11 kg
Tamanho G: de 9 a 14 kg

Quantidade de fraldas que seu bebê irá usar nos primeiros dois anos (lembrando que pode variar de bebê para bebê):

  • 1º mês: 3 pacotes de 40 unidades cada, tamanho RN
  • 2º ao 4º mês: 10 pacotes de 56 unidades cada, tamanho P
  • 5º ao 10º mês: 24 pacotes de 48 unidades cada, tamanho M
  • 11º mês ao 22º mês: 30 pacotes de 40 unidades cada, tamanho G

Uma terceira opção é colocar a lista de presentes em uma loja de enxoval de bebê e também pedir um pacote de fraldas. Assim caso algum convidado queira presentear o bebê com algum outro produto além das fraldas já saberá exatamente o que comprar.

DECORAÇÃO/TEMA

Agora é a hora de escolher um tema para a decoração do chá de bebê. Em vez de escolher um tema conhecido, fuja dos clássicos, reunimos aqui alguns temas para se inspirar e fugir do convencional. Existem muitos temas lindos e diferentes que também são bem simples de organizar:

#Balões

chá-de-bebê-balões

# Chuva

chuva chuva2

#Patinhos

pato2

pato

#Pipoca

pipoca

pipoca2

#Bigode

bigode 2c2d4bcbcb5b9a2862cd08a51b5b7474

Observem que os temas são simples de confeccionar a decoração em casa mesmo. Como por exemplo:

  • Abuse de garrafas de vidro para os centros de mesa, aquelas garrafinhas de vinho ou cerveja, após estarem bem lavadas podem ser utilizadas como centros de mesa com flores dentro;
  • Bandeirolas, de tecido, de papel de scrapbook ou rattan;
  • Pompons de papel de seda pendurados no teto com fios de nylon;
  • Portas retratos podem virar bandejas;
  • Objetos e móveis da casa podem virar objetos de decoração, como por exemplo uma maquina de fotográfica antiga, vasos, espelhos, estantes vintages, puffs, etc..

CARDÁPIO DO CHÁ DE BEBÊ

Ao definir os comes e bebes você precisará levar em consideração alguns detalhes:

  • O horário, se o chá for pela manhã pode ser organizado um café da manhã com frutas, sucos e pães. Se for perto do 12h pode ser organizado um almoço de pratos únicos como carreteiro, ou massas etc… Se for a tarde temos a opção de chá das 17h por exemplo com biscoitos e bolos variados e para as bebidas opções de chás gelados e quentes. Se o chá for mais para o período noturno pode ser servido petiscos, mini pizzas, mini cumbucas;
  • Não esqueça dos guardanapos, copos, pratos, talheres e demais itens para servir, dê uma variada dos clássicos de plástico, use ao invés de talheres de plástico os de madeira por exemplo que são um charme. Para os pratos e travessas quem sabe sua avó tem aquele jogo de porcelana lindo guardado que nunca foi usado, ela se sentirá honrada se eles forem usados em uma ocasião tão especial;
  • Para as bebidas, fuja dos refrigerantes que devem ser consumidos na gestação moderadamente e opte por bebidas mais saudáveis como sucos naturais e o queridinho das festinhas as ÁGUAS SABORIZADAS, que além de saudáveis são super baratas de fazer e ainda ajudam na decoração;

suqueira

suqueira2

Brincadeiras

Essa é uma boa hora para colocar em ação uma super amiga sua, peça a ela que organize as brincadeiras e quem sabe aproveite para inovar não fazendo a clássica brincadeira de pintar de maquiagem a gravidinha, afinal existem tantas brincadeiras divertidas e que não envolvem expor a gestante a nenhuma situação desconfortável. Lembrando que a festa é para que todos se alegrem com a chegada do bebê e não expor a futura mamãe ao ridículo ou mostrar em como ela é inexperiente.

Espero que essas dicas tenham ajudado a dar um norte as futuras mamães!

Veja mais temas relacionados:

Como organizar o chá de bebê e fazer a lista de presentes

Chá de bebê – 4 brincadeiras legais de fazer

9 dicas para fazer um chá de bebê barato

 

 

close