Ensinando sobre a criação de Deus – Animais Aquáticos

Semana passada, encerramos a apresentação das cores através da criação de Deus, para quem ainda não viu os posts das semanas anteriores segue abaixo os links…

1° Deus criou a luz:  BRANCO

2° Deus criou os céus e os mares: AZUL

3° Deus criou a terra:  MARROM

4° Deus criou as árvores: VERDE

5° Deus criou as flores:VERMELHO

6° Deus criou as frutas: LARANJA

7º Deus criou o sol : AMARELO

8º Deus criou a lua e as estelas: PRETO

A partir dessa semana, eu continuo ensinando sobre a criação de Deus para minha filha Beatriz que hoje está com 20 meses, só que agora vamos agregar outros temas e conceitos…essa semana foi a criação dos animais aquáticos:

Disse também Deus: Povoem-se às águas de enxames de seres viventes…
Criou, pois Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies.  Gênesis 1: 20-21

Então trabalhei ao longo de toda a semana, o tema : ANIMAIS AQUÁTICOS

No primeiro dia, fiz uma caixa sensorial (na real uma bacia…kkk) com água, waterbeads azuis e animais aquáticos de borracha…e uma peneira de pesca…Bia tinha que pescar os peixinhos, ela pescou todos, depois quis pescar as waterbeads, depois quis se molhar toda…e foi aquela fuzarca né?!

No segundo dia, eu fiz uma atividade um pouco diferente…associação de figuras com os animais…baixei uns cards da internet, e imprimi em impressora normal em folha de oficio, depois colei em uma folha mais durinha, e recortei. O ideal é colocar contact para não molhar os cards, mas como eu não tinha em casa, não fiz…Bom, a ideia era a Bia associar os animais dos cards com os de borracha que eu tinha separado…com um ou dois erros, Bia relacionou todos os bichinhos muito bem, repetiu a atividade umas três vezes…Eu gostei bastante dessa atividade, pois nunca tinha feito com ela…pena não ter mais animais para relacionar…Não acho quase nada para comprar nas lojas de brinquedo, os que se compra pela internet são muito caros…então a gente se vira né?!

Terceiro dia, foi um dia atípico, pois foi cheio de surpresas aqui em casa, descobrimos que estamos esperando mais um baby para agregar na familia…sim serei mãe denovo, uma benção! Então acabei não fazendo nenhuma atividade para ela, mas para o dia não passar em branco, brincamos com a PESCARIA DE IMÃS, é um brinquedinho muito legal que eu comprei no Ali Express, já faz uns 2 meses e chegou bem pertinho da semana dos animais aquáticos, então achei super legal trabalharmos nessa semana. Bia gostou muito do jogo, estimula a concentração e a coordenação motora.

Quarto dia, nossa atividade de hoje, também nunca tinha realizado com ela e foi um sucesso….Bia brincou muito tempo….era associação de cores (revisão de algumas cores das semanas anteriores)…fiz uns peixinhos de EVA (azul, preto e amarelo) para a Bia colocar dentro dos potinhos que estava identificados com as cores preto, amarelo e azul respectivamente. Bia conseguiu colocar praticamente todos os peixinhos nos seus respectivos potinhos, e depois brincou muitooooooo… brincadeira de água no calor, é tudo de bom né?!

Quinto dia, foi o dia pintarmos com as mãos…..com a palma da mão pintada ela “carimbou” em uma folha em branco, que depois eu recortei e colei uns olhinhos que viraram peixinhos em um aquário, Bia me convidou para brincar junto por isso não consegui gravar nenhum vídeo (para quem acompanha nossos videos no instastories)…confesso que não curto muito a sensação da tinta molhada, mas precisava incentivar a Bia a brincar….kkkkk…(minha mãe não deve ter me estimulado muito quando criança a brincar com tinta)…Bia fez os peixes com as palmas das mãos e depois quis rabiscar com os dedinhos de tinta…que bom que ela aproveitou!

Eu tenho um espaço na casa, para realizar as atividades da Bia que não é no seu quarto…é no meu escritório, então ela tem uma bancada com banquinhos e a seu acesso alguns itens como lápis de cor e folhas…mas além desses itens, toda semana procuro organizar de forma mais temática, mostro abaixo algumas fotos do que continha na nossa bancada essa semana. Eu acho legal a criança ter um espaço para ela identificar como dela para trabalhar as atividades que não seja o quarto, aonde ela associe com dormir, ou brincar…

Essas foram nossas atividades da semana de animais aquáticos, acho que Bia relacionou super bem, e eu gostei bastante! Semana que vem começamos os pássaros…estou curtindo muito cada semana, dá um trabalhinho para preparar, pois pesquiso muitooooo….mas tem valido muito a pena! Como a Bia é bebê nossas atividades são sempre mais sensoriais, mas aos poucos tento ir incrementando com atividades novas, para ela ir praticando novas aquisições…

Para as mamães que querem fazer atividades com os seus filhos mas acham muito trabalhoso, ou que acham que não tem aptidão necessária para isso,….quero dizer que eu mesma pensava assim…afinal não sou professora, pedagoga e nem nada nessa área, sou formada em Química Industrial, ou seja nada haver….nunca fui boa em artes e coisas ligadas a criatividade…mas pela Bia, eu fui atrás, pesquisei e decidi que iria fazer do meu jeitinho…tudo feito com amor, por mais simples que seja é muito mais gostoso e prazeroso…espero passar isso em minhas publicações, que faço o que faço com muito amor! Claro que tem dias que são mais difíceis que outros, tem dias que as atividades não saem como eu imaginava, tem dias que a Bia não está muito interessada em nada….mas isso faz parte….tudo é um processo de aprendizagem tanto para mim como para ela. Uma dica que sigo aqui em casa, é sempre procurar atividades que estejam dentro do meu contexto…seja financeiro, como de elaboração mesmo, não faço nada que seja muito trabalhoso que no final eu vá desistir porque é muito difícil…claro que isso não quer dizer que devemos fazer de qualquer jeito…mas eu prefiro uma atividade simples mas bem feita, do que uma super elaborada, regada a estress e decepção….sempre opto por fazer as coisas de forma simples!

Lembre-se as coisas simples feitas com amor, se tornam especiais e únicas!

Bjs.