Inchaço na gravidez, como aliviar?

A gravidez é um milagre lindo que temos o privilégio de vivenciar, mas não significa que tudo seja lindo o tempo todo! Com todas as mudanças hormonais, a gravidez mexe com todo o corpo da mulher, que quase a qualifica como uma outra pessoa completamente diferente daquela de antes da gravidez. Um dos grandes desconfortos principalmente do fim da gestação é o inchaço que a maioria das grávidas tem na região das pernas, mãos e rosto. Quando os dias estão quentes a situação fica muito pior, a sensação é quase de carregas bolas de peso grudadas nas pernas. Mas entendendo melhor como o inchaço surge podemos ver formas de minimizar esse desconforto e garantir dias mais agradáveis ao fim da gestação para que você possa curtir os preparativos da chegada do baby.

Porque o inchaço surge na gravidez?

Seu nome técnico é edema e ele é o sinal que seu organismo está retendo líquidos, que geralmente ocorre no terceiro trimestre da gestação.

Há muitas coisas para ele ocorrer como o ganho de peso excessivo, os maus hábitos alimentares, o sedentarismo, a mudança hormonal e a pressão do útero sobre as veias que explico melhor abaixo.

Conforme o bebê vai crescendo, o útero vai aumentando de tamanho, e ele vai pressionando as veias da região pélvica, em especial a veia cava, uma grande veia na parte direita do seu corpo, que recebe o sangue que vem das suas pernas. Quando o sangue que está nos pés e pernas tenta retornar ao coração encontra resistência pois o vasos da região pélvica estão sendo comprimidos pelo útero.

A pressão do sangue preso faz com que água que seria absorvida normalmente pelo organismo desça para os tecidos dos pés e tornozelos, através de vasinhos chamados capilares. Assim o acúmulo de líquido na gravidez contribui para o inchaço que pode ser visto em todo o corpo mas é mais comum ser notado nas pernas, mãos e rosto.

O inchaço nos pés e tornozelos é mais comum no fim do dia, porque como durante a noite você estava na posição horizontal, não favorecia o acúmulo de líquido nos pés, mas conforme o dia vai passando o líquido vai se acumulando e descendo para a região das pernas. É muito comum que no fim do dia se você pressionar a pele do tornozelo é possível que ela forme um “buraco” e demore a voltar para o lugar, o mesmo ocorre nos dedos das mãos, por isso é bom ter cuidado na hora de usar anéis.

ALERTA: O inchaço é normal mas fique atenta caso o inchaço se dê repentinamente,  principalmente no rosto, nas mãos e nos pés, seguido de formigamento nos braços e dor na região da nuca, fale com seu médico, porque isso pode ser um sinal de pré-eclâmpsia que é um problema gravíssimo durante a gestação.

 

Como aliviar o inchaço:

  • Pratique exercícios físicos moderadamente, como caminhadas, hidroginástica ou natação;
  • Tenha uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras. Fuja dos alimentos ricos em sódio como salgadinhos, comidas industrializadas congeladas, frituras, etc…;
  • Se possível faça algumas sessões de drenagem linfática, só cuidado pois precisa ser realizada por um profissional especializado em drenagem para gestantes  pois a drenagem linfática apresenta várias restrições durante a gravidez: a região abdominal não deve ser massageada, os movimentos devem se concentrar apenas nos braços, pernas, costas e glúteos e as sessões só devem se iniciar após o terceiro mês de gestação;
  • Procure não se manter em pé por períodos longos;
  • Quando se deitar, opte pela posição de lado pois ajuda a manter os rins funcionando com eficiência máxima, aumentando a eliminação de resíduos e diminuindo o inchaço;
  • Se você se sentir confortável utilize meias-calças de compressão o objetivo delas é pressionar as paredes das veias periféricas, não permitindo o extravasamento de líquido para o meio extravascular, diminuindo o acúmulo de água nas pernas e pés. O uso das meias deve ser diário, desde o início da gravidez até o período pós parto. Você coloca elas antes mesmo de sair da cama de manhã e só retira a noite;
  • Sente-se com os pés elevados sempre que possível;
  • Não usar roupas e sapatos apertados, dê preferência para roupas e calçados mais confortáveis;
  • Quando se deitar, coloque uma almofada ou travesseiro de forma que fique com as pernas elevadas, isso facilita a circulação.

Importante: Não deixe de ingerir líquidos, o problema não está na ingestão deles pelo contrário o consumo de água deve ser de 2 a 3 litros por dia, pois quanto maior a ingestão de água, melhor os rins funcionam e quanto melhor os rins estiverem funcionando menor o inchaço.

Veja mais temas relacionados:

Diabetes Gestacional, entenda o que é

Prisão de ventre na gravidez

Tenha uma gestação tranquila em 10 dicas

 

 

close