Mães

7 Perfis no instagram que fazem Homeschooling

O Homeschooling é um termo americano usado para o ensino domiciliar, ou seja, é o ensino realizado em casa pelos pais ou tutores, de forma a atender as necessidades de desenvolvimento particulares de cada criança enquanto preserva os valores morais, culturais e ideológicos da família.

Afinal um dos grandes desafios da escola é garantir a personalização do ensino, o professor precisa ter um olhar atento para perceber as particularidades de cada aluno, e dessa forma poder trabalhar a favor buscando idéias, metodologias e recursos para ajudar no desenvolvimento particular de cada aluno, ou seja, em uma turma com 30 as vezes até 40 alunos essa tarefa se torna bem difícil, dessa forma o ensino domiciliar se torna um aliado no quesito de proporcionar um ensino individualizado, aonde é possível compreender as necessidades do aluno e se aprofundar em cada uma delas, propondo um planejamento baseado nos interesses pessoais do mesmo.

O aprendizado através da vivência e experiência (práticas relacionadas às metodologias ativas de ensino) articula diretamente com o processo de aprendizado do aluno. O empirismo na prática educativa é fundamental no processo de construção dos indivíduos. A educação domiciliar permite que a família possa usar diversos espaços como local de aprendizado, seja na praia, no museu, no jardim ou outros locais. Nem sempre na escola é possível viabilizar certas saídas ou oportunizar tantos laboratórios e espaços experienciais.

Blog Elos

O ensino domiciliar não é uma modalidade inovadora do nosso século, bem pelo contrário, é uma prática adotada há muitos anos em muitos países como Estados Unidos, Áustria, Bélgica, Canadá, Austrália, Portugal, Rússia, etc.

Se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre essa modalidade, acompanhe algumas famílias que fazem homeschooling e que compartilham suas vivências e experiências pelo instagram:

Sobre Homeschooling. Imagem: Rádio 93FM

Family Has Tools (@familyhastools)

Instagram criado por Rachel Haswell aonde ela compartilha de suas vivências como mãe educadora e também ajuda outras famílias com dicas de livros, materiais e métodos que de longe são extremamente bem elaborados. Em sua loja virtual você pode ter acesso a vários materiais belíssimos de estudos para área de ciências, alfabetização, etc. além de cursos direcionados para pais educadores, capacitando-os em diversas áreas de interesse para essa jornada do homeschooling. Justamente por disponibilizar tantas ferramentas de ensino, o nome “Family Has Tools” é um jogo de palavras com o sobrenome da familia (Haswell) que poderia ser traduzido como: ” Ferramentas da família Has” que contribuem significativamente para auxiliar outras famílias educadoras.

Mamãe por Vocação (@mamaeporvocacao)

Instagram criado por Bruna Botelho, mãe educadora de quatro filhos, ela divide com seus seguidores em seu perfil suas vivências, indicações de livros, materiais para trabalhar em casa de diversos assuntos diferentes com as crianças e também oferece cursos de rotina do sono com bebês e crianças pequenas o ” Durma Bem, meu Amor” e o curso para capacitação de famílias ao ensino domiciliar “ Posso Educar“.

Lizandra Damiani (@lizandradamiani)

Criadora do

Blog ” Tempo em casa, ensinando!”, mãe educadora de dois filhos Josué e Giovana, criou o perfil no instagram com o intuito de dividir seu vasto conhecimento na educação clássica com outras mães que estão trilhando ou querendo trilhar esse caminho. Um perfil recheado de boas indicações de livros, materiais e métodos de ensino, com uma riqueza ímpar de conhecimento e bom gosto, pode se dizer que seu perfil é um tesouro de boas informações.

Aproveite e confira:


Mãe em casa ( @maeemcasa)

Instagram criado por Karen Baciuk, mãe educadora de dois meninos, em seu perfil compartilha com os seguidores suas atividades, métodos e materiais usados para o ensino domiciliar de seus filhos. Também compartilha sua rotina da casa, receitas práticas, idéias de organização, e muitas outras coisas legais que relatam bem a realidade de uma familia educadora com seus desafios e vitórias diários, e como é a rotina e o planejamento da casa para atender todas as demandas.

Educação do Alto (@educacao_do_alto)

Instagram criado por por Martina Mogor Cernev, mãe educadora que compartilha em seu perfil idéias de materiais, livros, métodos e conhecimentos para a capacitação dos pais que praticam ou pretendem praticar o ensino domiciliar. Além de disponibilizar no seu drive vários materiais gratuitos de apoio. Também conta com uma loja virtual de materiais de apoio para alfabetização, ciências e outros.

Dicas Homescholling (@dicashomeschooling)

Instagram criado por Glaucia Mizuki mãe educadora, inspirada no método Charlotte Mason, ela compartilha muitas inspirações ao ensino domiciliar, além de oferecer cursos como “Estudo da Natureza na prática” , ” Cultura Materna: para um lar feliz” e outros, visando sempre aprimorar o ensino que as famílias educadoras oferecem, e também a ajustar a rotina diária da família de forma a ter dias mais leves e felizes.

A de Avião (@adeaviao)

Instagram criado por Ingrid Brandt, mãe educadora que compartilha no seu perfil sua jornada no ensino domiciliar, fornecendo muitas dicas bacanas de livros, materiais e métodos de ensino como a educação clássica. Disponibiliza em seu drive vários materiais gratuitos para download e em sua loja virtual você pode adquirir vários materiais educativos que auxiliam no processo de aprendizagem. Vale a pena conferir.

Você tem mais algum perfil de família que fazem homeschooling para indicar?

Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Casada, mãe de quatro (2 meninas e 2 meninos) e Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI.

Compartilhar
Publicado por
Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás