Pés inchados na gravidez: causas e como amenizar o desconforto

Infelizmente, muitas mulheres sofrem com os pés inchados na gravidez. Essa condição é tão comum que ela já é tida como esperada durante este período de 9 meses de gestação. O que você não sabe, porém, é que existem diversas formas de diminuir o desconforto que você sente.

Ao longo deste artigo, você entenderá melhor o que causa essa condição e como é possível amenizar o desconforto para que você aproveite melhor esse momento.

Então vamos começar?

O que provoca o inchaço?

Conforme o útero aumenta de tamanho por conta de alterações hormonais, é comum que as veias do abdômen sejam comprimidas. Como a circulação do sangue fica mais difícil, isso acaba resultando em pés inchados na gravidez.

Além disso, as alterações hormonais causam também a retenção de líquidos. Isso causa inchaços não apenas nos pés, mas também no tornozelo, pernas e mãos. Conforme a gravidez progride, esse inchaço fica maior e pode durar até mesmo alguns dias depois do parto.

Mulheres que têm predisposição à formação de varizes também têm mais chances de sofrer com os inchaços. Da mesma forma, o ganho excessivo de peso durante a gravidez também pode piorar a situação.

Confira também:

Dicas para amenizar o desconforto com pés inchados na gravidez

Reduza o consumo de sal

O sal é um alimento conhecido por aumentar a retenção de líquidos no corpo. Logo, durante a gestação, é imprescindível que você reduza a ingestão de alimentos com alto teor de sódio.

É o caso de queijos, azeitonas, salsichas, salame, peito de peru, shoyu e outros alimentos que são bastante salgados.

Pratique atividades físicas com frequência

Uma das melhores formas de incentivar a circulação de sangue é por meio da prática de exercícios físicos. Quanto mais tonificado for o seu corpo, maiores são as chances de que a sua circulação não seja prejudicada.

Porém, é importante lembrar que a prática de exercícios durante a gravidez deve ser supervisionada. Sempre consulte um médico para encontrar as atividades mais apropriadas de acordo com as suas necessidades e biotipo.

Use meias de compressão

As meias de compressão podem fazer uma diferença significativa no inchaço. O ideal é que você vista as meias logo pela manhã, já que a tendência é que os pés fiquem cada vez mais inchados ao longo do dia.

Então, fique o máximo de tempo possível com elas. A compressão ajuda a reduzir o desconforto e incentiva a circulação do sangue.

Faça sessões de drenagem linfática

A drenagem linfática é uma massagem nos gânglios linfáticos e serve para diminuir a retenção de líquidos. Logo, ela reduz o inchaço dos pés na gravidez. Apesar de precisar de algumas sessões para começar a trazer resultados, o desconforto é amenizado!

Mantenha uma dieta balanceada

A reeducação alimentar durante a gravidez pode afetar diretamente o inchaço nos pés. Inclua cereais, verduras e frutas que favorecem a circulação sanguínea nos alimentos que você consome diariamente. Alho, peixe e cebola também são muito recomendados.

Por último, abusar do consumo de melancia e pepino é uma ótima forma de reduzir a retenção de líquidos, já que esses alimentos são diuréticos.

Descanse!

A última dica que podemos dar é o repouso. Ficar muito tempo de pé pode aumentar o inchaço nos pés e causar dores musculares por conta do peso do bebê. Logo, tente sentar sempre com apoios nos pés e descansar o máximo possível para aproveitar a gestação com mais conforto.

Agora que você já sabe como amenizar o desconforto por conta do inchaço dos pés na gravidez, não deixe de seguir as nossas dicas para se sentir mais tranquila no seu próprio corpo. Boa sorte!

Restou alguma dúvida sobre o tema? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!

close