Resenha do livro Mulherzinhas e filme Adoráveis Mulheres – qual idade recomendada?

“Mulherzinhas” é um romance clássico da escritora americana Louisa May Alcott, publicado em 1868. A história conta a vida das quatro irmãs March: Meg, Jo, Beth e Amy, que crescem em Concord, Massachusetts, durante a Guerra Civil Americana.

Qual a história de Mulherzinhas?

Cada uma das irmãs tem sua personalidade única: Meg é a mais velha e a mais responsável; Jo é a segunda e tem uma personalidade forte e independente; Beth é a terceira e é gentil e tímida; e Amy é a mais nova e um pouco mimada. O livro narra as aventuras e desventuras dessas quatro jovens, enquanto elas lidam com desafios familiares, financeiros e amorosos.

A história é ambientada em uma época em que as mulheres tinham pouca liberdade e oportunidade na sociedade, e as irmãs March lutam realizarem seus sonhos. Jo, em particular, é uma personagem forte e inspiradora que desafia as normas de gênero de sua época e luta por seus ideais, incluindo o direito de ser escritora.

“Mulherzinhas” é uma história encantadora e comovente sobre a importância da família, da amizade e da busca pela felicidade. O livro se tornou um clássico da literatura infantojuvenil e continua a ser lido e amado por pessoas de todas as idades em todo o mundo.

Minha opinião sobre o livro:

Primeiramente o livro é uma graça.

Eu tenho a versão completa, com os dois livros Mulherzinhas + Boas esposas (que é continuação de Mulherzinhas). A autora também lançou mais dois livros com os personagens: Homenzinhos e Os meninos da Jo.

O livro é doce! O relacionamento da família March é muito bom, as meninas se dão bem, e elas também se dão muito bem com a mãe. Outro personagem que encanta no livro é o amigo Ted, que é jovem e vizinho delas, ele se torna um importante amigo da família.

Então recomendo o livro é para garotas jovens! Dessa forma, para as meninas que leram Anne de Green Gables ou Pollyanna! Recomendo!

A fim de ajudar na escolha da versão de livro, vou deixar a baixo a foto da edição que tenho, linda edição, comentada e ilustrada da editora Zahar! Recomendo:

resenha mulherzinhas
Minha edição de Mulherzinhas.

Aqui tem o link do livro que eu comprei na Amazon:


Gosta desse tipo de livro e filme? Então aproveite e confira essas outras resenhas:


Filme: Adoráveis Mulheres

Filme Adoráveis Mulheres. Imagem: Cine Goiânia

“Adoráveis Mulheres” é uma adaptação cinematográfica do livro de mesmo nome de Louisa May Alcott. Dirigido por Greta Gerwig, o filme foi lançado em 2019 e conta a história das quatro irmãs March: Jo, Meg, Beth e Amy, durante a Guerra Civil Americana.

O elenco é estrelado por Saoirse Ronan como Jo, Emma Watson como Meg, Florence Pugh como Amy e Eliza Scanlen como Beth. Além disso, o filme conta com atuações marcantes de Laura Dern como a mãe das meninas e Meryl Streep como a tia rica e conservadora.

O filme é uma adaptação moderna do livro, com algumas mudanças no enredo e na linha do tempo dos eventos. No entanto, mantém-se fiel ao espírito do livro, destacando as personalidades distintas das irmãs e suas lutas pessoais durante a guerra e na vida cotidiana.

“Adoráveis Mulheres” foi aclamado pela crítica e recebeu várias indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, melhor atriz para Saoirse Ronan e melhor atriz coadjuvante para Florence Pugh. Aliás o filme também ganhou o Oscar de melhor figurino.

Em suma, “Adoráveis Mulheres” é uma adaptação cinematográfica maravilhosa do clássico livro Mulherzinhas de Louisa May Alcott. Com um elenco talentoso e uma direção cuidadosa, o filme é uma homenagem à história atemporal das irmãs March e à importância da família, da amizade e da perseverança.

O que eu achei do filme?

Certamente que eu gostei do filme! Gostei dos atores escolhidos, e acima de tudo até foi bem bem fiel a história do livro (adoro quando isso acontece), adorei o ator que escolheram para ser o Ted (o amigo das meninas).

Mas… o que eu não gostei do filme foi a passagem do tempo, o filme fica alternando entre lembranças do passado e presente, não gostei, não achei fácil para quem não leu o livro. E as atrizes simplesmente não mudam (eu gostei delas sim), mas elas não envelhecem… o que entendo não mudarem as atrizes pois com essa alternância de tempos no filme ficaria muito difícil saber quem é quem na história. Mas, eu adorei o filme igual!

Não é um filme infantil (ele é recomendado para a partir de 10 anos), não tem nada inadequado, mas grande parte do filme são os romances, então acho apropriado para as jovens moças.

Trailer do filme Adoráveis Mulheres:

Em resumo, tanto o livro “Mulherzinhas” quanto a adaptação cinematográfica “Adoráveis Mulheres” são histórias encantadoras que retratam a vida das irmãs March e suas lutas. Mas ambas as obras são uma homenagem à importância da família, da amizade e da perseverança, e continuam a inspirar e encantar leitores e espectadores em todo o mundo.

Para finalizar vou deixar aqui 10 pontos importantes sobre a obra “Mulherzinhas” de Louisa May Alcott:

  1. “Mulherzinhas” é um romance clássico americano publicado em 1868.
  2. A história é baseada nas experiências de vida da própria autora e conta a história das quatro irmãs March.
  3. O livro é ambientado durante a Guerra Civil Americana e destaca as dificuldades financeiras e emocionais que as irmãs March enfrentam.
  4. Cada irmã tem uma personalidade única: Meg é a mais responsável, Jo é a independente, Beth é tímida e gentil, e Amy é um pouco mimada.
  5. O livro tem um forte tema de família e amizade, com as irmãs March apoiando umas às outras em momentos difíceis,..
  6. Jo é frequentemente citada como uma das primeiras personagens femininas fortes da literatura americana, lutando por seus ideais e sonhos de ser escritora.
  7. A obra destaca a importância da educação e do autoaperfeiçoamento para as mulheres, especialmente em uma época em que as mulheres tinham poucas oportunidades de educação.
  8. “Mulherzinhas” é um livro popular de leitura obrigatória nas escolas nos EUA e é frequentemente citado como uma influência em outras obras literárias.
  9. O livro foi adaptado para o cinema várias vezes, atualmente tem uma versão de 2019 dirigida por Greta Gerwig.
  10. “Mulherzinhas” é um clássico atemporal da literatura americana, que continua a ser amado e admirado por pessoas de todas as idades em todo o mundo.