Ensinando a criação de Deus – Animais Domésticos

Continuando nosso série…Ensinando sobre a criação de Deus, essa semana apresentei para a Bia a criação dos animais domésticos (gato, cachorro, galinha, etc…)

Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, …”Gênesis 1: 24

Vemos a perfeição da criação de Deus, em cada detalhe, em cada elemento criado, tudo feito com zelo, com amor, com detalhes incríveis….

No primeiro dia, criei uma caixa sensorial com vários “habitats” …utilizei milho, terra, waterbeads azuis e erva mate, para quem está nos acompanhando todos esses elementos eu já havia utilizado em outros momentos, e guardei bem armazenado todos eles (separadamente) para serem usados em momentos posteriores, como esse….ou seja reaproveitamento de tudo…kkkk…os animais (muita gente me perguntou aonde eu comprei…) é uma coleção da DTC, que os animais vem dentro de tubos, eles são miniaturas portanto ter que ter cuidado com crianças pequenas, sempre com supervisão….são bem feitinhos, e tem bastante variedade…dependendo da coleção vem 24 animais, as vezes 16, etc….as coleções que eu comprei foram: animais aquáticos (pena não ter achado antes para poder ter utilizado na semana dos animais aquáticos…snif), animais da fazenda (essa coleção que estou usando nessa semana dos animais domésticos) e animais selvagens (que irei usar na semana que vem!), eles não são muito baratos, mas valem o investimento…achei em uma loja de brinquedos na minha cidade, mas sei que tem para vender na internet também, daí tem que dar uma procurada….mas fica a dica!

Bom, mas falando sobre nosso primeiro dia….Bia amou a caixa de animais domésticos….claro que ela não brinca ainda muito com os animais em si, o que ela mais gosta de fazer, é fuzarca, melecar tudo, misturar tudo, dar comidinha para os animais e transferir, transferir tudo que pode….logo me pediu potinhos e colher e começou a transferência….kkkkk….a caixa ficou uma bagunça só depois, tudo misturado….ou seja bem aproveitada!kkkkk….

Nos dias posteriores, ao invés de trabalhar, os animais como um todo, selecionei 4 animais domésticos, para trabalhar um em cada dia! Então foram dois que ela está familiarizada e ama (cachorro e gato) e introduzi dois novos animais que ela não conhece muito (a galinha e a vaca).

O primeiro animal foi o cachorro, ou o AU-AU como a Bia chama (e não é por falta de ensinar a falar cachorro, viu?!). Eu recortei orelhas de cachorro e Bia pintou com tinta de cacau (água e cacau 100% em pó, misturei a olho mesmo), para pintar ela usou uma esponja (elemento novo), Bia pintou legal….embora tenha tido uns acessos de nojinho com a tinta, pedindo para limpar as mãos toda hora (não sei porque ela fez isso, pois eu sempre estimulei ela a se sujar…pode ser coisa da idade…não sei…???!!!) depois deixamos as orelhas secarem e nos divertimos fazendo pegadas com os cachorrinhos que tínhamos…quando as orelhas secaram, coloquei na Bia as orelhas de cachorro, ela ficou uma graça não?kkkkk…

Nosso segundo animal, foi o gatinho, ou o MIAU como ela chama! Para esse dia, fiz um gatinho com papelão, pintei com tinta branca e fiz os detalhes com caneta preta….na parte do bigode fiz furos grandes para que pudesse passar  canudos, que comporiam o bigode do gatinho. Bia conseguiu colocar bem direitinho os canudos no gatinho, repetiu a atividades várias vezes, mas infelizmente minha bateria do celular acabou e não conseguir gravar nada….snif….mas ficam as fotos para registro! No final, Bia só ficou brincando com os canudos!

O terceiro animal trabalhado foi a galinha…confesso que criei uma super expectativa nessa atividade….eu fiz uma caixa sensorial de palha, coloquei umas galinhas dentro e espalhei vários pompons coloridos, fazendo de conta serem ovos coloridos….a atividade consistia de a Bia com o auxilio de uma pinça pegar os ovinhos (pompons) e colocar dentro dos potinhos respectivos de suas cores….achei que a brincadeira ia ser super legal, pois a associação de cores a Bia já faz bem, embora ainda não saiba nomear as cores em si, já fizemos essa atividade antes mas sem a caixa sensorial, só os pompons e os potinhos e ela ficou um tempão brincando, então achei que ia ser super…..mas para minha surpresa, Bia não brincou! Isso mesmo, não brincou…eu abri a caixa, mostrei a brincadeira para ela, fiz algumas vezes para dar aquela estimulada básica….mas ela pegou os pompons que eu tinha colocado nos potinhos, botou de volta dentro da caixa, tampou a caixa, empilhou os potes e disse: “não, mamãe!” isso mesmo!!! Fiquei com aquela cara de tacho…..ela simplesmente não quis brincar…..se foi porque ela não gostou da palha, da caixa, se foi porque no dia ela não tava legal, não sei….só sei que ela não curtiu e eu não forcei! Faz parte….tento em outro momento a mesma atividade….

O quarto e último animal, foi a vaquinha, outra atividade que super amei fazer…..meu marido desenhou uma vaquinha em papelão, que depois só risquei os detalhes em caneta preta….e a ideia era a Bia enrolar o barbante na vaquinha que estava com frio…e depois de enrolar colar umas machinhas pretas nela…..a atividade é ótima para trabalhar coordenação motora…mas a Bia não conseguiu realizar ela plenamente, ajudamos ela, mas ela participou…do seu modo, agasalhou a pobre vaquinha com frio…kkkkkk….e depois colou as machinhas nela. Amei a atividade embora, a Bia não tenha concluído com sucesso…com certeza não era o tempo dela…tentamos denovo mais para frente! Mas fica a ideia que achei super bacana!

E assim finalizamos nossa semana….confesso que queria muito ter levado a Bia em uma fazenda, para ela conhecer de pertinho as galinhas e vaquinhas, mas nos meus relacionamentos não tenho ninguem que tenho um sítio ou fazenda com tais animais…uma pena! Mas não faltarão oportunidades em um futuro para a Bia conhecer esse animais tão queridos que nos fornecem itens tão preciosos como ovo que a Bia ama e o leite que a Bia tem aprendido a gostar!

Semana que vem é a vez dos animais selvagens….estamos quase no fim da nossa série….se você ainda não viu os posts anteriores, segue abaixo os links para você nos acompanhar!

1° Deus criou a luz:  BRANCO

2° Deus criou os céus e os mares: AZUL

3° Deus criou a terra:  MARROM

4° Deus criou as árvores: VERDE

5° Deus criou as flores:VERMELHO

6° Deus criou as frutas: LARANJA

7º Deus criou o sol : AMARELO

8º Deus criou a lua e as estelas: PRETO

9º Deus criou os animais aquáticos

10º Deus criou os animais aéreos

Até!

bjs